Imprimir

Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA - FAFRAM

AddThis Social Bookmark Button

"ATENÇÃO!!! Devido às mudanças decorrentes da pandemia, algumas mudanças quanto à submissão de projetos foram tomadas.

Ficou decidido que os projetos a serem avaliados deverão ser encaminhados pelo DOCENTE RESPONSÁVEL PELO PROJETO para o e-mail do CEUA ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) e, no corpo do e-mail, o professor deverá referir que concorda com o projeto e as suas correções, pois este e-mail substituirá o formulário de encaminhamento para a coordenação do CEUA.

Desta forma fica mais adequado o envio on line com a ciência do docente!

O e-mail deve conter uma cópia do projeto (em pdf), o formulário CEUA devidamente preenchido (em Word) e, quando for projeto de pesquisa, o termo de autorização do hospital veterinário. Este deverá ser escaneado, pois precisará da assinatura da Juliana Moisés (RT do Hospital) ou do Ricardo, que também responde por essa assinatura (em pdf).

Quando for projeto realizado fora das dependências da FAFRAM, no lugar da autorização do hospital veterinário, deve ser encaminhado o termo de consentimento livre e esclarecido, com a assinatura do responsável pelo local a ser realizado o estudo. Este deverá ser escaneado e enviado (pdf) junto com os demais documentos citados."


Logomarca CEUA

O uso de animais em experimentos científicos e atividades didáticas é necessário, especialmente para o avanço dos conhecimentos na área da saúde humana e animal. Os profissionais envolvidos na experimentação animal devem ter sempre consciência de que os animais possuem sensibilidade similar à humana no que se refere à dor, memória, angústia e instinto de sobrevivência.

Os animais utilizados como modelos experimentais são seres vivos que possuem as mesmas características biológicas dos outros animais de sua espécie, diferindo destes por estarem sendo privados de sua liberdade em favor da Ciência. Portanto, devem ser tratados com respeito e de forma adequada à espécie, tendo suas necessidades de transporte, alojamento, condições ambientais, nutrição e cuidados veterinários atendidas.

O seguimento de princípios e critérios para a utilização de animais em experimentos científicos e atividades didáticas tem por objetivo monitorar o uso de modelos animais. Os projetos de pesquisa que utilizam modelos animais devem ser analisados por Comitês de Ética em Pesquisa, ou colegiados similares, visando a qualificação dos projetos e evitando o uso inapropriado ou abusivo de animais.

Assim, a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Faculdade Dr. Francisco Maeda é um comitê assessor da Fundação Educacional de Ituverava, que tem por finalidade analisar, emitir parecer e expedir certificados para os protocolos de experimentação que envolvam o uso de animais na Fafram, visando que obedeçam aos princípios éticos em Experimentação Animal estabelecidos pela legislação.