Aluno online

Imprimir

Georreferenciamento de Imóveis Rurais

AddThis Social Bookmark Button

CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS

Porque fazer o Curso
A Lei no 10.267/01 instituiu o novo Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), um sistema gerido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e pela Receita Federal.
Em 3 de novembro de 2.004, o Plenário do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA), considerando consulta do INCRA acerca dos profissionais habilitados a desenvolver as atividades definidas pela Lei no 10.267/01, decidiu revogar a Decisão PL-0633/2.003 e editar a Decisão PL-2087/2.004. A Decisão PL-2087/2.004 veio disciplinar o exercício profissional nas atividades correlatas à Lei no 10.267/01, estabelecendo, dentre outras coisas, os parâmetros formativos necessários para definir os profissionais aptos para desempenhar essas atividades.
Não existem dados oficiais que assegurem o número de propriedades efetivamente enquadradas pela Lei no 10.267/01. Um dos principais entraves para o não-cumprimento dessa exigência legal é a falta de recursos humanos devidamente qualificados para assumir a responsabilidade técnica na execução das atividades de georreferenciamento rural, na forma prevista na lei. É nesse quadro que se desenha a proposta de realização deste Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais, como forma de contribuir na capacitação profissional, formando profissionais legitimamente qualificados, à luz do ordenamento jurídico atual, para executar as tarefas inerentes ao georreferenciamento de imóveis rurais.

Objetivos:

a- Transferência de conhecimento técnico sobre Geodésia e Topografia aplicada ao Georreferenciamento, Cartografia, Sistemas de Referência, Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Ajustamento, visando a capacitação e a atualização de profissionais que pretendam se cadastrar junto ao INCRA para a execução deste tipo de levantamento, conforme a PL-2087/2004, e atender à Lei Federal número 10.267, de 2001, que trata do CNIR, a ser gerenciado em conjunto pelo INCRA e Secretaria da Receita Federal.

b- Capacitar e habilitar profissionais para a utilização das mais modernas tecnologias de Geoprocessamento, como Sistemas de Informações Geográficas (GIS) e técnicas de cartografia, sensoriamento remoto e de gestão.

Entidade Promotora
Faculdade Dr. Francisco Maeda-FAFRAM/FE.

Publico Alvo
 Poderão participar do Curso, os profissionais: Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro de Geodésia e Topografia, Engenheiro Geógrafo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Fortificação e Construção, Engenheiro Florestal, Engenheiro Geólogo, Engenheiro de Minas, Engenheiro de Petróleo, Arquiteto e Urbanista, Engenheiro de Operação nas especialidades Estradas e Civil, Engenheiro Agrícola, Técnico de Nível Superior ou Tecnólogo; Técnico em Agrimensura, em Topografia, em Agropecuaria e em Agricultura; Geólogo; Geógrafo; Graduandos em Ciências Agrárias e Ciências Biológicas; e demais profissionais de áreas afins.

Duração do Curso, Carga horária e Periodicidade das aulas
Duração do Curso: O curso terá duração de 12 meses letivos.
Carga Horária Total: 480 horas, sendo 390 horas aulas presenciais e 90 horas aulas referente às atividades aplicadas (estudos de caso, participação em eventos e exercícios supervisionados. O tempo de aplicação de provas e a elaboração de trabalhos supervisionados contam como carga horária.
Periodicidade das aulas: semanas alternadas (2 a 3 vezes ao mês) aos sábados das 8h às 12h e da 13h30 minutos às 18h 30minutos, e eventualmente às sextas-feiras das 19h às 23h, de um modo geral e em média, conforme a ocorrência de feriados.

 Conteúdo Programático
Módulo 1- Noções de Geoprocessamento.
Módulo 2- Topografia e geodésia aplicada ao georreferenciamento.
Módulo 3- Uso de Software topográfico no georreferenciamento de imóveis rurais.
Módulo 4- Cartografia.
Módulo 5- Projeções Cartográficas.
Módulo 6- Sistemas de referências.
Módulo 7- Ajustamento de observações:
7.1. Informática e revisão de estatística.
7.2. Métodos de ajustamentos.
Módulo 8- Métodos e Medidas de posicionamento geodésio.
Módulo 9- Práticas de Posicionamento e elaboração de documentos técnicos.
Módulo 10- Sensoriamento remoto aplicado ao georreferenciamento de imóveis rurais.
Módulo 11- Legislação Aplicada ao Georreferenciamento e Cadastro Rural.
Módulo 12- Metodologia o trabalho científico.
Módulo 13- Estudo de caso: a serem elaborados pela Coordenação do Curso sobre as áreas de maior interesse dos pós-graduandos participantes para apresentação e discussão em sala de aula, complementando os conhecimentos teóricos adquiridos com aplicações práticas.
Módulo 14- Pesquisa Aplicada: Este módulo inclui atividades programadas, participação em eventos e o desenvolvimento do Trabalho Final de Conclusão de Curso de Pós-graduação na forma de artigo científico.

Observações:
A FAFRAM/FE se reserva o direito de alterar o conteúdo Programático para o bom desenvolvimento do Curso.

Freqüência e Regime de Aprovação
O curso sob regime presencial exige, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência. Para ser aprovado, além da freqüência mínima, o aluno deverá alcançar o conceito final C, que representa a média 7(sete) em cada módulo.

Conceito

Descrição

Nota

A

Excelente

9 a 10

B

Bom

< 9 a 8

C

Regular

<8 a 7

D

Insuficiente

<7 a 5

E

Reprovado

<5

Ao acadêmico que, por motivo justificável, não obtiver, em qualquer módulo, a média de aprovação, será oferecida uma oportunidade de refazer-se academicamente, exigindo trabalhos escritos ou práticos (a ser definido pelos professores das disciplinas do módulo) no prazo máximo de 15 dias após a divulgação das notas. Esta oportunidade só será concedida ao acadêmico apenas duas vezes, ou seja, em dois módulos.

Metodologia

As aulas são realizadas no laboratório de geoprocessamento e no de informática, com a utilização de programas de geoprocessamento consagrados.
As principais técnicas e instrumentos utilizados serão:

  • exposições dialogadas; estudos de caso, exercícios individuais e em grupos; seminários; visitas e atividades práticas que exemplifiquem estratégias trabalhadas durante a abordagem dos conteúdos dos módulos.
  • Uso de recursos instrumentais variados como: data-show, vídeos, retro-projetores, computadores, entre outros.
  • Estão previstas visitas técnicas.

Certificado de conclusão do curso
            O acadêmico aprovado obterá, no final do curso, o certificado de Conclusão no curso de Capacitação profissional em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais.
Não fará jus ao certificado o acadêmico que se enquadrar em qualquer dos casos abaixo relacionado:
a) Um conceito E em qualquer dos módulos.
b) Freqüência inferior a 75% em qualquer dos módulos.
c) Média global inferior a 7 (sete).
O acadêmico receberá, se aprovado no mínimo com a letra C, ao final do curso.

Corpo Docente e Palestrantes

O corpo docente e de coordenadores do curso é constituído de doutores,
mestres e especialistas com sólida experiência em docência e pesquisa, que além da formação acadêmica possuem experiência profissional relativa ao programa que se apresenta. Atuam ou atuaram nas seguintes instituições:

  1. FAFRAM/FE – Faculdade Dr. Francisco Maeda, Ituverava/SP.
  2. FFLC/FE- Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.
  3. UNESP, Campus de Jaboticabal e Campus de Franca/SP.
  4. IAC – Instituto Agronômico de Campinas, Campinas/SP.
  5. IEA – Instituto de Economia Agrícola, São Paulo/SP.
  6. Entre outros convidados.

Atenção: O corpo docente pode ser alterado de acordo com a disponibilidade dos docentes e da instituição ou para o bom desenvolvimento do Curso.

Investimento  individual e Taxa de Matrícula   
Taxa de Matrícula: R$50,00 (cinqüenta reais) a ser paga no ato da matrícula.
O valor da Taxa de matrícula pode ser depositada  na conta corrente da Fundação Educacional de Ituverava-Congresso FEI: c.c. 13.002152-3 Ag. 0050 Santander Banespa de Ituverava. Cópia do depósito deverá ser enviada para a Secretária da Pós-graduação da FAFRAM/FE.

Investimento: 12 mensalidades fixas
Mensalidades a partir de R$ 280,00 cada uma, para o ano de 2007.
*Ex-alunos da Fundação Educacional de Ituverava (FFCL/FE e FAFRAM/FE)  e Associados de Empresas e Instituições conveniadas terão desconto especial.

Observações:
O valor do curso não inclui outros gastos que eventualmente o aluno poderá vir a ter.

Período de inscrição
Inscrições Abertas.

Seleção
A seleção será feita com base no currículo, levando em consideração, principalmente, os critérios: formação acadêmica e atuação profissional. O candidato selecionado deverá efetuar sua matrícula presencialmente na Seção de Pós- graduação da FAFRAM/FE, ou por correio, via sedex
Observação: Caso haja, necessidade, os candidatos selecionados na fase preliminar serão submetidos a uma entrevista pessoal com a Coordenação do Curso.

Número de vagas
Serão ofertadas quarenta vagas para o Curso de Capacitação Profissional em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais.
Observação: A realização do curso está condicionada ao preenchimento do número mínimo de vagas, que é de 20 (vinte).

Início das aulas do Curso
O início das aulas será comunicado através de e-mail ou telefone.

Local da Matricula

A inscrição poderá ser feita:

  1. Presencialmente, na secretária da FAFRAM/FE, localizada à Rodovia Jerônimo Nunes Macedo, Km 01 Zona Rural, Ituverava-SP, Brasil. CEP= 14500-000.
  2.  Via correio: Juntar toda a documentação solicitada e postar nos Correios para a Secção de Pós-graduação da FAFRAM/FE. Para obtenção da ficha de inscrição e seus anexos, acessar o site www.feituverava.com.br/fafram  e, posteriormente, em pós-graduação.

O candidato deverá remeter a Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, toda a documentação exigida e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição (recibo bancário), para a Secção de Pós-graduação da FAFRAM/FE.

Clique aqui para fazer o download da ficha de inscrição

Endereço para envio da matricula e documentação
Seção de Pós-graduação da Faculdade Dr. Francisco Maeda/FE
Rodovia Jerônimo Nunes Macedo km 01
14500-000 Ituverava-SP, Brasil

Documentos Necessários para Matricula

Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada. A mesma pode ser obtida junto ao Setor de Pós-graduação da FAFRAM/FE

  1.  Fotocópia do certificado de conclusão do Ensino médio, ou de Técnico de Nível médio ou de Nível Superior.
  2. Fotocópia da certidão de casamento ou nascimento.
  3. Fotocópia do Histórico escolar.
  4. Duas fotos 3x4 recente.
  5. Fotocópia do CPF, RG e do título de eleitor.
  6. Fotocópia do pagamento da taxa de inscrição.
  7. Declarações de compromissos (Anexos 1 e 2 da Ficha de Inscrição)

Observação: Toda a documentação acima deve ser entregue na secretaria da Pós-graduação da FAFRAM/FE no ato da matrícula.

Local de realização
Será realizado nas instalações do Campus II- Campus FAFRAM da Fundação Educacional de Ituverava, onde fica sediada a Faculdade Dr. Francisco Maeda/FE, situada à Rodovia Jerônimo Nunes Macedo km 01, Ituverava-SP, Brasil, CEP= 14500-000, ou em locais a serem estipulados pela Instituição, para o bom andamento do Curso.

Coordenação do Programa de Pós-graduação da FAFRAM/FE
Prof.a Dra. Maria Amalia Brunini

Coordenação do Curso
Prof. Msc Vinicius Antônio Maciel Júnior
Prof.a Dra. Maria Amalia Brunini
Prof. Dr. Marcio Pereira

Informações

  1. Pessoalmente na secretária da FAFRAM/FE, localizada à Rodovia Jerônimo Nunes Macedo, Km 01 Zona Rural,Ituverava-SP, Brasil. CEP= 14500-000.
  2. Pelo Telefone/fax: 16- 3729 9060 ou16-3729 9071- FAFRAM/FE
  3. Pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Observação Geral
A FAFRAM/FE reserva-se o direito de não ofertar ou prorrogar o início curso, caso o número mínimo de candidatos para formar a turma não for atingido.

Imprimir

Projetos de Extensão

AddThis Social Bookmark Button

bla bla bla

Veja Também

Prev Next