Imprimir

FAFRAM completa 25 anos de criação

AddThis Social Bookmark Button

Evento comemorativo será realizado na próxima terça-feira, dia 11, no Tênis Clube

Na década de 80, a região Norte do Estado despontava como uma das principais regiões produtoras agrícolas do país. E essa vocação econômica pode ter sido uma das razões de surgir a necessidade de profissionais qualificados para atuar na área.

Foi então, que um grupo de pessoas se mobilizou para instalar a Faculdade “Dr. Francisco Maeda” (Fafram), que foi criada em 1987 e reconhecida oficialmente através da Portaria Ministerial nº 1.456, de 14/10/92 e publicada no Diário Oficial da União, de 5/11/92.
Para marcar a data, a diretoria da Fundação Educacional de Ituverava – mantenedora da instituição de ensino superior, realiza na próxima terça-feira, 11 de dezembro, cerimônia de confraternização em comemoração aos 25 anos de Fafram.

O evento será no Ituverava Tênis Clube Prestígio
A Fafram, hoje, se alinha as mais conceituadas instituições de ensino do país. Este fato pode ser comprovado pela atuação e prestígio conquistados por notas emitidas pelo Ministério da Educação e Cultura, e pelo alto índice de empregabilidade dos formandos.

São mais de 1,8 mil alunos matriculados em quatro cursos de graduação: Agronomia, Medicina Veterinária, Direito e Sistemas e Informação. Além da graduação, a faculdade oferece inúmeros cursos de pós-graduação, em nível lato sensu.

Com uma área experimental de ensino e pesquisa de 70 hectares, dispõe de excelente estrutura física em salas de aulas teóricas e práticas, em laboratórios didáticos, de pesquisa e de extensão, além de prédios de Departamentos, compreendendo os Núcleos de Conteúdos Básicos, de Conteúdo Essenciais e de Conteúdos Específicos.

A Biblioteca do campus II é uma das melhores da região, provida de livros e revistas técnico-científicas. Na área experimental, os alunos acompanham e desenvolvem projetos de pesquisa e ensino prático.

Setores
A Faculdade também possui duas áreas de produção e desenvolvimento, sendo um localizado em uma área de 213 hectares, no município de Buritizal e outra área de 24,2 ha, em Ituverava.

A instituição de ensino coordena e desenvolve projetos de pesquisa de interesse de outras instituições públicas e privadas, funcionando como um importante centro de produção e divulgação científica tecnológica.
A Fafram desenvolve atividade de extensão com a comunidade regional e outras regiões do país, através da participação dos professores e consultorias em empresas públicas e privadas. A Faculdade promove palestras, dias de campo, cursos, seminários e a já tradicional “Semana Agronômica”, totalmente organizada pelos alunos.As programações visam favorecer a vida universitária.

A Agronomia
O curso de Agronomia – o primeiro a ser oferecido pela Faculdade – tem duração de cinco anos, sendo quatro anos e meio dedicados às disciplinas dos núcleos principais que compõem a sua estrutura curricular.

O último semestre é dedicado à residência e às atividades complementares, relacionadas ao interesse do aluno em relação ao mercado de trabalho e ao seu futuro profissional.

O estágio profissionalizante em empresas públicas e privadas – que é uma exigência para que o aluno se formar – permite associar conhecimentos acadêmicos com a prática e a realidade do mercado de trabalho.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next