Imprimir

Curso de Medicina Legal

AddThis Social Bookmark Button

banner-curso-prof-wander-small

Corpo Docente

Prof. André Luis Jardini Barbosa – Delegado de Polícia, Professor da FAFRAM e da Faculdade de Direito de Franca, Professor Titular das Cadeiras de Inquérito Policial e Investigação Policial da Academia de Polícia “Doutor Coriolano Nogueira Cobra”, Especialista em Direito Processo Penal, Mestre em Direito e Doutorando em Direito.

Prof. Dr. Wander de Bortoli Pereira – Perito Criminal no Estado de São Paulo, Professor da FAFRAM, Professor na Pós-Gradução PUC/MG, Professor Pós-Doutorado da UFU, Pós-Doutor em Criminologia, Pós-Doutor em Filosofia e Constituição, Mestre e Doutor pela UFU, Especialista em Direito Público e Filosofia do Direito pela Universidade Católica, Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UNIANHANGUERA e Especialista em Direito Constitucional pela Estácio de Sá.

Investimento

R$ 25,00 por aluno;
R$ 35,00 para o público externo.

Horário

das 09:00 às 12:00 horas;
das 13:30 às 16:30 horas.

Inscrições

Na Secretaria da FAFRAM

Conteúdo

AULA

CONTEÚDO – MEDICINA LEGAL

PROFESSOR

DATA

01

- Medicina Legal: conceito;

- Da necessidade e da utilidade da Medicina Legal nos diversos ramos do Direito.

- Perícia e perito: conceitos; da necessidade da perícia no Direito; da atuação do perito nos diversos ramos do Direito;

- Da manifestação dos peritos;

- Documentos médicolegais.

André

28/04

02

- Traumatologia médico-legal.

- Toxicologia médico-legal.

- Asfixiologia médico-legal.

- Tanatologia médico-legal.

Wander

05/05

03

- Identidade e identificação: identificação policial ou judicial e identificação antropológica, incluindo-se a genética.

- Sexologia médico-legal: dos crimes contra a dignidade sexual; do abortamento e do infanticídio.

André

12/05

04

- Lei sobre Transplante e Doação de Órgãos (Lei nº 9.434/97).

- Psicologia e Psicopatologia médico-legais.

- Infortunística.

Wander

19/05

05

MEGA REVISÃO

André e Wander

26/05

Imprimir

ATENÇÃO para as datas de inscrição no Fies 2018/1

AddThis Social Bookmark Button

Novas regras do financiamento passam a valer a partir deste semestre

banner-fies-2016-2O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2018. As inscrições para o Fies poderão ser feitas entre 19 e 23 de fevereiro. Serão oferecidas 310 mil vagas no Fies 2018/1.

Para participar o candidato deve ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010, ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Fies Seleção. Em caso de pré-seleção em uma das vagas disponíveis para financiamento, o estudante deverá complementar informações da sua inscrição e, posteriormente, a contratação do financiamento.

Novo Fies

No ano passado, o MEC mudou as regras para o Fies. Uma das principais novidades do novo Fies é a oferta de 100 mil vagas a juro zero para estudantes mais carentes. As demais vagas terão juros variáveis de acordo com o banco onde for fechado o financiamento. Atualmente, a taxa de juros é fixa em 6,5% ao ano.

Antes, o Fies era concedido apenas a quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos. O novo Fies tem novas modalidades destinadas também a estudantes com renda de até cinco salários. Os interessados devem ter nota mínima de 450 pontos e não podem zerar a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em uma ou mais edições desde 2010.

O MEC preparou um site para responder às dúvidas dos estudantes sobre as novas regras do financiamento estudantil. Ele pode ser acessado no endereço: fies.mec.gov.br.

Fonte: Guia do Estudante
Imprimir

Semanas acadêmicas da Fafram destacam potencial do setor agropecuário

AddThis Social Bookmark Button

banner-secretaria-agricultura-2017O futuro do agronegócio passa pela boa formação de profissionais que atuarão nele, como os acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária de Ituverava presentes à abertura das semanas acadêmicas da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram). A jornada de produção e intercâmbio de conhecimento foi aberta na última segunda-feira, 23, pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, destacando ao público a vocação do Brasil para a produção agrícola.

Arnaldo Jardim lembrou que historicamente o Brasil não é o berço da agricultura, mas é o futuro dela por ser um país privilegiado com alta incidência solar e disponibilidade de recursos hídricos, o que aumenta ainda mais a responsabilidade dos futuros agrônomos e veterinários. Uma formação de qualidade garante que eles tenham capacidade de alavancar a produção de alimentos brasileiros para o mundo.

O secretário elogiou a programação da XVIII Semana Agronômica e XIII Semana de Medicina Veterinária, que inclui palestras e cursos práticos, e destacou que a plateia era de “estudantes que vieram aqui para aprender e conviver, não apenas ter informação, mas formação”. Arnaldo Jardim acredita que “isso fará a diferença para o nosso setor, nosso Estado e nosso País”.

Para Arnaldo Jardim, o conhecimento gerado pela Secretaria e em instituições de ensino como a Fafram segue as orientações do governador Geraldo Alckmin, aproxima campo e ciência, e garante que o Brasil consiga cumprir seu papel de celeiro do mundo porque tem tecnologia de manejo, controle de doenças e pragas e operação de maquinário. Com menos de 10% de sua área total agriculturável, como quantificou o secretário, o Brasil tem como desafio produzir mais no mesmo espaço físico.

A produtiva relação entre Secretaria e Fafram é uma parceria de muitos anos que inclui ainda a comemoração do Dia do Agricultor no campus e o recolhimento de embalagens vazias de insumos usados no campo. O centro de recebimento de embalagens da Faculdade foi o terceiro a ser instalado no Brasil, e é o primeiro dentro de uma instituição de ensino contando com a participação dos alunos.

A programação termina nesta quinta-feira, 26 de outubro.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Imprimir

XIII Secimev - Semana Científica de Medicina Veterinária

AddThis Social Bookmark Button

Cursos: Equinos; Pequenos animais e animais silvestres; Bovinocultura

banner-secimev-2017-small

programacao-secimev-2

Veja Também

Prev Next