Imprimir

Ações beneficiam não apenas os estudantes da instituição, mas toda a sociedade

AddThis Social Bookmark Button

Considerada uma referência regional em ensino, a Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), instituição de Ensino Superior mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, desenvolve um importante trabalho social, oferecendo cursos, projetos e ações que beneficiam não apenas os seus estudantes, como toda a sociedade.

Entre os principais, estão a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxico, o Programa Comunidade Fafram e o Programa Melhorando a Vida no Campo. Além disso, anualmente a instituição promove o Dia Nacional da Responsabilidade Social.

A Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxico da Fafram funciona há treze anos, e é a única gerenciada por uma faculdade. Além de receber, processar e reciclar embalagens de agrotóxico, a central desenvolve ações sócio-educativas, como palestras e treinamentos sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos, coleta solidário com doação de alimentos a entidades carentes de Ituverava e região, doação de mudas na Semana do Meio Ambiente e promove o Dia Nacional do Campo Limpo, evento realizado anualmente.

“O central tem o objetivo de atender agricultores e empresas ligadas ao agronegócio, recebendo embalagens vazias de agrotóxico, as quais são encaminhadas para a reciclagem ou incineradas”, explica o diretor da Fafram, Márcio Pereira.

“Em 2010, a central conquistou o 1° lugar em nível nacional no XXIII Prêmio Mérito Fitossanitário na categoria Campo Limpo. Em 2011, foi a 1ª colocada n categoria de centrais de médio porte e 2° lugar em nível nacional na avaliação do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).

Programas

Já o Programa Comunidade da Fafram oferece palestras educativas e vocativas realizadas pelos alunos da Fafram em escolas da rede pública e privada de Ituverava; mini-cursos de capacitação, como construção de hortas, culinária, jardinagem, entre outros; Revenda Responsável, que é a orientação às revendas agropecuárias; Projeto Carroceiro, que é a orientação e acompanhamento dos animais de tração da região; projeto de castração gratuita de animais de rua para a população carente; Inclusão Digital, que são cursos de informática à população carente e à terceira idade, e a Zooterapia, que funciona junto aos alunos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae).

Há ainda o Programa Melhorando a Vida no Campo, que já levou informação e conhecimento a mais de 12 mil pessoas, através de assistência técnica gratuita aos feirantes de Ituverava e introdução do Selo Fafram, selo de qualidade conferido aos feirantes que desenvolveram boas práticas agrícolas; grupo de estudos sobre assuntos de sustentabilidade e caracterização dos pescadores, piscicultores e ribeirinhos dos municípios de Guará, São Joaquim da Barra, Ituverava e Ipuã.

Responsabilidade social

Entre as atividades do Dia Nacional da Responsabilidade Social, evento promovido anualmente pela Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), estão: o projeto carroceiro, para atendimento a cavalos e castração de cães no Hospital Veterinários; aferição de pressão e glicemia realizadas pelos alunos do curso de Enfermagem; projeto de Educação Ambiental, promovido pela Central de Recebimento de Embalagens; Projeto de Inclusão Digital e várias atividades recreativas.

Durante o evento, também são apresentados os cursos de graduação oferecidos pela Fafram: Agronomia, Direito, Enfermagem, Medicina Veterinária e Sistemas de Informação.

“Essas iniciativas de responsabilidade social são imensamente importantes, pois tudo é feito pensando em proporcionar benefícios à comunidade e oferecer mais aprendizado aos alunos, com diversas atividades práticas que os colocam em contato com suas futuras profissões”, completa o diretor Márcio Pereira.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next