Imprimir

Fafram conta com vários laboratórios de pesquisa

AddThis Social Bookmark Button

banner-laboratoriosLaboratórios são utilizados em aulas práticas, trabalhos e pesquisas

Além da qualidade de ensino e excelência do corpo docente, as instituições de Ensino Superior mantidas pela Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) e Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), se sobressaem pela qualidade na estrutura de seus campi.

No caso da Fafram, por exemplo, existem diversos laboratórios, utilizados em aulas práticas, trabalhos e pesquisas dos alunos dos cursos de graduação em Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Enfermagem, e dos cursos técnicos em Enfermagem e Química.

Com aparelhos de última geração, os laboratórios são fundamentais para oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer, na prática, aquilo que aprendem na teoria, em sala de aula.

Laboratórios

Atualmente a instituição conta com os laboratórios de Análises de Solos e Foliar, Fitopatologia, Sementes, Fisiologia Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças e de Pré-Processamento de Produtos Vegetais, Aquicultura e Climatologia Agrícola.

O Laboratório de Análises de Solos e Foliar é responsável pela análise de solo, oferecendo análise básica, micronutrientes e granulometria; análise foliar de macronutrientes e micronutrientes, e análise bromatológica, com matéria seca, proteína bruta, FDN (fibra detergente neutro), FDA (fibra detergente ácido) e lignina.

O Laboratório de Fitopatologia realiza análise fitopatológica e de sanidade de sementes, enquanto o Laboratório de Sementes faz análise de sementes, abrangendo germinação e vigor.

O Laboratório de Fisiologia Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças e de Pré-Processamento de Produtos Vegetais realiza análise bromatológica, abrangendo composição química de matéria-prima vegetal e seus derivados, e assessoria, abrangendo controle de qualidade, tecnologia para armazenamento, embalagem e distribuição de produtos vegetais e análise de qualidade.

O Laboratório de Aquicultura realiza pesquisas nas áreas de lavricultura de peixes e nutrição e alimentos de peixe, enquanto o Laboratório de Climatologia Agrícola realiza monitoramento de parâmetros atmosféricos, repasse de dados meteorológicos a instituições públicas e privadas e assessoria técnica.

Conhecimento prático

Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, o diretor Márcio Pereira ressalta a importância dos laboratórios para o aprendizado dos estudantes. “É muito importante porque melhora a qualidade de ensino dos estudantes através do conhecimento prático obtido nos laboratórios, em áreas que estão diretamente ligadas com a sua formação”, enfatiza.

“A Fafram busca sempre oferecer o melhor aos seus alunos, pois a instituição sabe da importância do conhecimento prático no mundo acadêmico”, finaliza Pereira.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next