Imprimir

Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Veterinário FAFRAM recebe certificado de proficiência e garantia de qualidade e confiabilidade nos procedimentos laboratoriais.

AddThis Social Bookmark Button

O Laboratório de Análises Clínicas Veterinário da FAFRAM recebe o certificado de participação contínua no Ensaio de Proficiência de Veterinária, pela empresa Control-Lab, acreditada pelo CGCRE/Inmetro, habilitado pela ANVISA/Reblas e certificado ISO9001, sendo uma importante ferramenta de gestão da qualidade dos processos analíticos laboratoriais, com desempenho declarado periodicamente em relatórios e comprovação anual em certificado de proficiência.

A Control-Lab é uma empresa que avalia através de testes laboratoriais mensais, o quanto os profissionais e equipamentos do laboratório estão liberando resultado correto nas análises. O ensaio de proficiência atesta que o laboratório produz dados confiáveis e consistentes, sendo uma ferramenta de controle de qualidade eficaz na determinação do desempenho da fase analítica do laboratório.

As avaliações geradas resultam de estudos estatísticos e análises de especialistas, cujos relatórios comumente apontam erros, possíveis causas e considerações sobre o desempenho global dos participantes, para que cada um possa comparar seu desempenho com os demais, no momento e ao longo do tempo, têm o propósito central de identificar a presença de possíveis erros analíticos, possibilitando ao laboratório a implantação de ações para eliminar as causas dos mesmos. Seu uso torna-se essencial para a monitoração do erro sistemático no segmento de análises clínicas, frente à complexidade dos processos, à indisponibilidade de materiais de referência certificados, às limitações no uso rotineiro de calibradores, à baixa execução de estudos de linearidade pelos laboratórios, e a modelos de controle interno simplificados, entre outros.

O laboratório veterinário da FAFRAM recebe materiais biológicos como: sangue, fezes, urina, raspado de pele e secreções de diversas Clínicas Veterinárias de Ituverava e região, e de animais internados e externos do próprio Hospital Veterinário da FAFRAM. Executando seus exames com o mais alto padrão de tecnologia empregada nos equipamentos, reagentes e profissionais gabaritados para tal.

foto-lab-vet01

Prof. Sérgio Renato Macedo Chicote - responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas da FAFRAM e da disciplina de Patologia Clínica do curso de Medicina Veterinária
Biomédica Aline Oliveira Cunha
Biológa Jéssica Cristina Caretta Teixeira

foto-lab-vet02

Veja Também

Prev Next