Imprimir

Comitê contra a dengue discute projetos na área educacional

AddThis Social Bookmark Button

Assunto foi abordado na reunião realizada na última segunda-feira

banner-luca-01Na última segunda-feira, dia 29 de fevereiro, a Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu mais uma reunião do Comitê de Mobilização Social Contra a Dengue. A reunião foi no salão de eventos da Associação dos Funcionários do Município de Ituverava (AFMI) e contou com a participação de secretários municipais, enfermeiros, diretores e coordenadores de escola, alunos, dentre outros.

Além de mostrar as atividades realizadas pelos subcomitês desde o último encontro, a reunião discutiu o trabalho da Educação no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Durante o evento, a LUCA (Liga Unidos Contra o Aedes) formada por alunos da Faculdade de Filosofia, Ciêcias e Letras de Ituverava e da Fafram, apresentou seu o objetivo e as atividades que já foram realizadas pela Liga, assim como as próximas que serão desenvolvidas em parceria com o Poder Público.

As diretoras e coordenadoras de escolas públicas e privadas apresentaram trabalhos e projetos que foram realizados nas instituições, assim como os resultados alcançados.

A secretária da Educação, Renata Ribeiro Sandoval Ferreira Pagotto, participou do encontro e apresentou o projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue”. Ele funcionará da seguinte forma: alunos de 7 a 14 anos da Rede Municipal participarão ativamente no combate ao mosquito. Cada estudante terá a missão de conscientizar as pessoas de determinadas casas e, depois, cadastrá-las em uma ficha, que será depositada em uma urna.

Sorteio
No final do projeto, será realizado um sorteio e as residências sorteadas serão visitadas pelos agentes de endemias que irão comprovar se realmente as lições dos agentes mirins funcionaram. Se a casa estiver livre de focos, o aluno que visitou o imóvel ganhará uma viagem a Ribeirão Preto. Ao todo, o projeto pretende presentear 80 alunos com a viagem.

A secretária da Educação também ressaltou que, durante as reuniões entre os pais dos alunos, professores e direção da escola, têm sido discutidas ações que possam combater ao mosquito Aedes aegypti nas proximidades das escolas, assim como as medidas que todos precisam tomar para evitar focos de dengue no interior das residências.
O secretário da Saúde, Dr. Gonçalves Aparecido Dias, falou sobre a reunião. “Foi muito importante para esclarecer o papel da Educação no combate à dengue, pois as crianças, adolescentes e jovens são muito importantes para ampliar a conscientização dos riscos de uma epidemia de dengue em nosso município”, explica o secretário.

Elogio
O prefeito Walter Gama Terra Júnior parabenizou os envolvidos no Comitê de Mobilização Social Contra a Dengue. “Estou muito orgulhoso com os resultados do Comitê Contra a Dengue. É fundamental que todos se engajem na causa, para que nossos objetivos sejam alcançados. Agradeço e parabenizo os participantes do Comitê, os subcomitês e de uma maneira especial as escolas, faculdades, alunos e professores que estão fazendo parte dessa luta”, elogia Gama Terra.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next