Imprimir

Laboratório da Fafram recebe certificado da Control-Lab

AddThis Social Bookmark Button

certificado-laboratorio

O Laboratório de Análises Clínicas Veterinário da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, recebeu o certificado do Ensaio de Proficiência de Veterinária 2015, pela empresa Control-Lab, creditada pelo CGCRE/Inmetro, habilitado pela ANVISA/Reblas e certificado ISO9001, a qual avalia gestão da qualidade dos processos analíticos laboratoriais, com comprovação anual em certificado de proficiência.

A Control-Lab é uma empresa que avalia através de testes laboratoriais mensais, profissionais, equipamentos do laboratório e suas respectivas análises. O ensaio de proficiência atesta que o laboratório produz dados confiáveis e consistentes, sendo uma ferramenta de controle de qualidade eficaz na determinação do desempenho da fase analítica do laboratório.

Na foto, o professor Sérgio Renato Macedo Chicote, responsável pelo laboratório, a biomédica Aline Oliveira Cunha, a bióloga Jéssica Cristina Caretta Teixeira e a biomédica Larissa Oliveira

Buscando Melhorias

“Por meio das avaliações e análises de especialistas, cujos relatórios são enviados mensalmente, é possível apontar erros, possíveis causas e desempenho, para que cada um possa comparar seu desempenho com os demais, e assim buscar melhorias”, afirma o professor Sérgio Renato Macedo Chicote, responsável pelo laboratório.

O Laboratório Veterinário da Fafram está certificado para 32 análises e recebe materiais biológicos como: sangue, fezes, urina, raspas de pele e secreções de diversas clínicas veterinárias de Ituverava e região, de animais internados e externos do próprio Hospital Veterinário da Fafram.

O laboratório conta atualmente com os seguintes Exames
Bioquímica: albumina, bilirrubina total, creatinina, fosfatase alcalina, gGT, glicose, proteínas totais, TGO/AST, TGP/ALT, ureia.

Hematologia: hemograma (canino, felino), hematoscopia (canino, equino, felino),hematoparasitologia (canino, equino, felino), identificação celular, reticulócitos.

Parasitologia: identificação (canina e equino)

Sarna: identificação

Urinálise EAS: bilirrubina total, corpos cetônicos, glicose, hemoglobina hemolisada, leucócitos, nitrito, pH, proteínas.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next