Imprimir

Cronograma do Prouni 2019/1

AddThis Social Bookmark Button

banner prouni

Inscrições abertas do dia 29/01/19 até 01/02/19 pelo site http://siteprouni.mec.gov.br

Resultado Primeira Chamada: 04/02/19

Segunda Chamada: 18/02/19

Comprovação da documentação na Instituição de Ensino

Primeira chamada: 04/02/19 a 12/02/19

Segunda chamada: 18/02/19 a 25/02/19

Fonte: http://siteprouni.mec.gov.br/

Imprimir

Exames Finais - Horários de todos os cursos e disciplinas

AddThis Social Bookmark Button

Horários dos Exames Finais 2018/2.

Confira as datas de exame de todas as disciplinas separadas por curso, escolha abaixo seu curso:

Engenharia Agronômica

Direito

Enfermagem

Medicina Veterinária

Sistemas de Informação

Imprimir

Ituveravense lançará Guia de Palmeiras da Fafram dia 4

AddThis Social Bookmark Button

Obra ilustrada foi elaborada pelo biólogo Juliano Aris Bento entre os anos de 2012 e 2014

banner-juliano-livroSerá lançado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, na próxima terça-feira, 4 de setembro, o Guia Ilustrado de Palmeiras Plantadas no Campus da Fafram, livro elaborado pelo biólogo Juliano Aris Bento.

Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, ele fala sobre a obra. “O livro é uma continuação do meu TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) e vai servir para identificação e localização das espécies plantadas no campus da Fafram”, explica.

“A ideia surgiu logo após a apresentação do meu trabalho de conclusão, quando foi sugerido pelo meu orientador, o biólogo e diretor da Fafram, Márcio Pereira, que eu desse continuidade ao trabalho para identificação das palmeiras e completasse o futuro guia”, ressalta.

A maioria dos desenhos, como lembra Juliano Aris Bento, foi produzida no ano de 2012, enquanto ele cursava Ciências Biológicas. “Nesse período, desenhei 17 espécies que fazem parte do meu TCC. Entre 2013 e 2014, voltei ao campus Fafram para desenhar as palmeiras que restavam e também as peças que compõem cada uma das 20 espécies do campus, como frutos, flores, partes detalhadas do tronco, etc.”, relata.

Exemplares

No lançamento, exemplares da obra serão vendidos aos interessados, assim como algumas das ilustrações originais de Juliano. Também haverá exemplares disponíveis nas bibliotecas da Fundação Educacional de Ituverava, para a consulta dos alunos do curso de Ciências Biológicas, que é mantido pela FFCL e funciona na Fafram.
“O lançamento do guia representa um novo passo na minha vida e um retorno à arte botânica. É algo que vem para somar muito ao meu currículo e portfólio como ilustrador, além de ser um grande marco para mim, pois é meu primeiro livro”, destaca.

“Estou muito feliz e agradecido a todos que participaram dessa conquista direta e indiretamente”, completa.

Elogio

O diretor da Fafram, Márcio Pereira, ressalta a importância da obra. “A elaboração do guia pode ser considerada uma obra de arte. As palmeiras plantadas no campus da Fafram foram retratadas e imortalizadas por meio dos traços de Juliano Aris Bento, com uma perfeição que nos remete aos detalhes, não apenas morfológicos, mas na própria fisiologia da planta”, afirma.

“Fazendo uma visita no campus e observando os maciços de palmeiras ou mesmo os indivíduos isolados, não é possível contemplar as riquezas dos detalhes encontrados neste guia, que se faz muito útil para orientação daqueles que gostam de contemplar as belezas naturais”, ressalta.

Ainda segundo Pereira, com este trabalho, o autor demonstra que está conquistando maturidade na arte de ilustração botânica, área ainda carente de profissionais. “Parabenizo ao Juliano pela dedicação, empenho e qualidade naquilo que se propõe a fazer. A Fafram será eternamente grata”, finaliza o diretor.

O autor

O Fundo de Assistência Social da Associação dos Agentes FiscO biólogo e ilustrador Juliano Aris Bento, 35 anos, é filho de Aparecido Bento e de Francisca Aris Bento, e tem os irmãos Gledson Aris Bento e Aline Aris Bento.

Seus principais trabalhos incluem ilustrações para a CTBC em Franca e para a campanha de vestibular da FFCL e da Fafram em 2015; ilustrações do livro “Gula, Ira e Todo o Resto”, do jornalista Bruno da Silva Inácio; ilustrações para o livro “A boneca diferente”, da professora Renata Ribeiro Sandoval Pagotto; ilustrações para o livro “Como ajudar o Saci andar de skate”, de Marta Caetano, e ilustrações do informativo “Businha e a saga dos resíduos”, feito através de uma parceria entre Fundação Educacional de Ituverava e a empresa Busa Indústria e Comércio de Máquinas Agrícolas.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Curso de Enfermagem teve importante participação no Dia da Responsabilidade Social da FAFRAM

AddThis Social Bookmark Button

banner-resp-social-enfermagemFoi desenvolvido, dia 22/09/2018, pelo Curso de Enfermagem da Faculdade Dr. Francisco Maeda, através da orientação e organização de Daniela Sarreta Ignacio (Coordenadora e Profa, doutoranda em Ciências pela USP) uma série de atividades direcionadas a população local de Ituverava, com o intuito de realizar atendimentos e orientações de saúde, bem como sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidar de sua saúde, em atendimento ao Dia Nacional da Responsabilidade Social.

Os participantes foram recepcionados pelos alunos do quarto ciclo de Enfermagem com uma mesa atrativa e refrescante com água saborizada, salada de frutas e salada salgada no pote, onde foram promovidas orientações sobre alimentação saudável, com o acompanhamento direto da professora de Nutrição e Dietética do Curso Esp. Fabiana Pereira Tomain.

Um pouco mais adiante havia uma ilha de aferição de pressão arterial e de glicemia, onde a professora Maria Gabriela Rodrigues Gontijo, auxiliada pela Técnica de Enfermagem Alessandra Euzébio Rocha, acompanhavam os alunos do segundo e do oitavo ciclo na realização das medições, juntamente com verificação de peso e altura e forneciam orientações para prevenção e controle não medicamentoso da pressão alta e do diabetes.

Em uma ação transdisciplinar junto com o Curso de Direito e a equipe do CAPS-Viver de Ituverava, realizou-se uma oficina direcionada a identificação de sinais de depressão e orientações com o nome de Depressão e seus impactos sociais, onde foram abordados os sinais e sintomas indicativos de depressão, como e onde buscar ajuda e receberam orientações de como agir ao identificar um parente ou amigo com estas manifestações.

Ainda houve o desenvolvimento de ações de capacitação para realização de ressuscitação cardiopulmonar em boneco próprio, e em um dado momento, os alunos do nono ciclo de enfermagem que participam da Liga de Urgência e Emergência (LUE), orientados pelas professoras Dra. Gabriela Degrande Carrion Moreira e Esp. Andreza Gomes da Silna Nishimoto Maeda, realizaram a simulação realística de um atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória; Esta ação gerou grande impacto nos participantes pois contou com a dramatização dos alunos e também com a participação da Secretaria de Saúde, que liberou uma ambulância para o encerramento da simulação do atendimento.

Encerrando, os alunos do sexto ciclo, orientados pela professora Mestre Fabrine Aguilar jardim, forneceram orientações sobre os cuidados necessários para limpeza e guarda dos brinquedos infantis, explicando como limpar e quais os produtos mais indicados de acordo com a faixa etária de cada criança.

1e5d002a-7f9f-4ba7-965d-902da6a68592

2b9b26a3-c2d8-4793-94b0-9a212625c4ab

369f8e1a-03b0-44cf-a28e-111e26a66dbc

448c77bc-de1c-4c2f-b94a-277c823a5964

b54a41ec-9576-4c19-acad-614bc55d0b67

c7510b1a-b768-4f18-99cc-8138c800b405

d18bae9e-afb4-4320-9d3a-8bbb0f346607

de18895a-6517-41c7-8800-077ceba6de72

e0bec239-f34b-419a-afca-ceff03187dfa

e5b98a2f-336f-4e0d-bf38-475a2b26ebf6

fd71158d-09bd-46c4-8ca5-034fa810f084

 

Imprimir

Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado pela Fafram

AddThis Social Bookmark Button

O evento ocorreu dia 17, na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da Fafram

banner-dncl2018O Dia Nacional do Campo Limpo, que é comemorado em todo o Brasil desde 2004, chegou à sua décima terceira edição em Ituverava. Para marcar a data, a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), realizou uma ampla programação.

O evento ocorreu ontem, sexta-feira, 17 de agosto, durante o dia todo, no campus II da Fundação Educacional de Ituverava. Na abertura, a Fanfarra Municipal Estudantil de Ituverava, se apresentou executando o Hino Nacional.

O objetivo do evento foi mostrar o funcionamento de uma central de recebimento, que é parte da logística do Sistema Campo Limpo. Na ocasião, a Central promoveu o “Central Portas Abertas”, dando à comunidade, agricultores, universitários e alunos de cursos técnicos, a oportunidade de conhecer as etapas do trabalho realizado pela unidade de recebimento, e as estações (Poluição da Água, EPI, Tríplice-lavagem, Destinação Final e Reciclagem e Saúde) de embalagens vazias de agrotóxicos.

Autoridades

Prestigiaram o Dia Nacional do Campo Limpo, o presidente da Fundação Educacional de Ituverava, Pedro César Galassi; o diretor-executivo, Roberto Inácio Barbosa; o vice-diretor-executivo, Antônio Gonçalves Delgado; o vereador Adauto Barbosa de Matos; a secretaria da Educação Benedita Maria Barbosa Paschoim (“Fia”); a vice-diretora da EMEF TI Professora “Maria Barbosa”, Adriana Louzada de Oliveira; o presidente do Sindicato Rural de Ituverava, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia; o diretor da Fafram, Márcio Pereira; a Coordenadora de Extensão da Fafram e gerente da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, Regina Eli de Almeida Pereira, entre outras autoridades.

Também visitaram o evento alunos da e FE, da ETEC Prof. Carmelino Corrêa Junior, de Franca; do SENAR; da ETEC Professor Laurindo Alves de Queiroz, de Miguelópolis; da ETEC Professor Antônio Junqueira da Veiga, de Igarapava; do Jovem Aprendiz e representantes do CIEE.

Homenagem

Também foram homenageadas pessoas que se destacaram no Sistema Campo Limpo em 2017. O ituveravense Adelino Carreira Neto – proprietário do Sítio Santa Giana; a Usina Açucareira Guaíra – representada por Wender Cardoso Vilela; o Posto de Recebimento e a Associação de Revendas de Produtos Agrícolas de Franca e Região – ARPAF – representado pelo engenheiro agrônomo, Luís Fernando Paulino.

Outras autoridades e servidores públicos do município também foram homenageados, como a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado; a secretária da Educação, Benedita Maria Barbosa Paschoim (“Fia”); a vice-diretora da EMEF TI Professora “Maria Barbosa”, Adriana Louzada de Oliveira a assessora de Coordenação Pedagógica, Maria Teresa Henrique Lino Silva; o chefe de Gestão da Fazenda Municipal, Alberto de Faria Pereira, e a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Cláudia Faria de Almeida.
Peça teatral

Os alunos dos 5º anos A e B da EMEF TI “Professora Maria Barbosa”, Manuela Pina, Paulo Henrique Viana, Izabela Rodrigues, Sérgio Otávio, Vitória Cristina, Marcos Vinícius, Ana Luiza Reis, Raiane Vitória e Marcos Paulo, orientados pela professora Maria Luiza Abadalla Barbosa Quereza, apresentaram a peça teatral “Nosso Planeta, Nossa Casa”, que abordou o tema Resíduos Sólidos – Responsabilidade Compartilhada.

No encerramento, a Fanfarra Municipal, orientada pela professora Isabel Cristina Mota Machado (“Bebel”), se apresentou novamente, e o evento foi aberto à visitação, quando as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer as cinco etapas do Sistema Campo Limpo.

Programação da semana engloba Educação Ambiental nas escolas

A programação em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo não para por aí. Conforme o cronograma previsto, também está sendo realizado o Programa de Educação Ambiental (PEA), uma iniciativa do Sistema Campo Limpo, com o objetivo de apoiar as instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares por meio de temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A Central está levando o PEA para 89 escolas, de 22 municípios, 20 do estado de São Paulo (Ituverava, Aramina, Buritizal, Brodowski, Delta, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Sales Oliveira e São Joaquim da Barra) e 2 do estado de Minas Gerais (Claraval e Ibiraci), Crianças
São 11.518 crianças cursando o 4º ano e 5º ano do Ensino Fundamental e que irão participar dos concursos de Desenho (5.711 crianças) e Redação (5.807 crianças).

A Central também desenvolve o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) na Escola, que é um convite às escolas para realizar atividades como: gincanas, apresentação teatral, exposição de desenhos, passeios ecológicos e materiais produzidos em sala de aula relacionados à conservação do meio ambiente e reconhecimento ao Sistema Campo Limpo.

DNCL Solenidade está prevista para ser na Câmara Municipal

No dia 21, por meio do DNCL Solenidade, está previsto na Câmara Municipal de Ituverava, uma palestra que será proferida pela Coordenadora de Extensão e gerente da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, Regina Eli de Almeida Pereira, para os vereadores do município.

Outra ação desenvolvida pela Central, é a DNCL Universitário, que consiste em uma palestra sobre o tema Sistema Campo Limpo, que será na próxima quinta-feira, 23 de agosto, na Escola Técnica Iang, em São Joaquim da Barra.

No dia 29, a DNCL Ação com Agricultor está preparando um Dia de Campo com os agricultores do assentamento “Boa Sorte”, em Restinga, quando os agricultores receberão orientações e conhecerão o funcionamento e as funções de uma Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.

Além disto, receberão instruções sobre o manuseio correto das embalagens vazias de agrotóxicos, até sua chegada na Central.

A sétima atividade da Central, a DNCL Ação Comunitária, acontecerá no no dia 30 de agosto, com o plantio de plantas ornamentais no jardim do Salto Belo – Centro de Educação Ambiental.

Comprometimento

“Toda programação só pôde ser concretizada, graças ao comprometimento e empenho de uma equipe de colaboradores e alunos voluntários da Fafram, Antônio Carlos, Luís Fabiano e Reginaldo; a minha equipe formada pela Bianca e os estagiários Gabriel e Pedro, e ao apoio incondicional da diretoria da Fafram e da Fundação Educacional de Ituverava”, agradece a gerente da Central Regina Eli.

“Também contamos com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV, das empresas Arysta, Bayer, Upl, FMC, Atos Logística, da revenda Casa da Lavoura/BASF e do Salto Belo – Centro de Educação Ambiental. Mais uma vez, é a Fafram trabalhando e conscientizando as pessoas para um ambiente mais seguro e sustentável”, observa a professora Regina Eli de Almeida Pereira.

Evento

O diretor da Fafram, Márcio Pereira fala sobre o evento. “Foi a 14° edição do Dia Internacional do Campo Limpo, que é comemorado em 18 de agosto. Ao todo, são 82 escolas de 12 municípios que caminham junto com a nossa Central, onde são treinadas e capacitadas, para ensinar as crianças o descarte e uso adequado dos agrotóxicos e das embalagens, promovendo a educação ambiental”, disse.

“Vale ressaltar que esse dia é comemorado em todo o Brasil e, estou muito orgulhoso da nossa Central, que ficou em primeiro lugar na área de logística e operação de recebimento de embalagem, e cada vez mais empenhada no futuro de nossas crianças”, completa o diretor.

Fonte: Tribuna de Ituverava

FOTOS

0c8c41d1-bf24-4a84-95c6-0a05e8ab3461

0df3d778-dca0-4046-a41f-bb7d298b2308

1c1015b4-7095-4310-9884-ba1424fe277f

1cb5b620-9724-431f-a59b-9593ba6d6364

2df6d56e-d299-4d80-8bea-ddc2aee19a64

4c7a5c96-2287-4371-8220-65c685c29af2

7ab388d5-133b-4f37-bbea-631db3fde5a6

7c9849b3-4bc5-4cc9-bc96-697ff7ebe62c

09c83ea0-1537-4420-9db8-022d41dcf426

13c947b0-6d92-45a5-960d-cea7692ef131

27d2a2fd-8c05-4512-9ab9-537c78790fd4

30a3aa49-b477-4934-a344-72162c1db312

32c1889e-4111-49c7-896f-6d350da8bafb

40d0592a-eaff-460c-8af3-df603500ed2f

46a3ffba-d940-4e42-8b2e-af298bd39381

56ad52b8-fca8-4957-8a23-23140c7c4d36

63ed353e-d04b-4344-af47-25f85d020217

78f3f4fa-a596-4d3b-acab-9b77ca6fe0c7

82c6b6e1-7f5a-466c-a730-9df797b55233

46a3ffba-d940-4e42-8b2e-af298bd39381

63ed353e-d04b-4344-af47-25f85d020217

56ad52b8-fca8-4957-8a23-23140c7c4d36

63ed353e-d04b-4344-af47-25f85d020217

78f3f4fa-a596-4d3b-acab-9b77ca6fe0c7

82c6b6e1-7f5a-466c-a730-9df797b55233

211b23d7-fdf0-43a6-a29a-561d71efb15d

606b1f36-f4d3-4dda-a54c-c2af4cf45d9d

2208b7d6-54a3-4f73-8433-5e8c2108d0b3

2693a1ae-3a2a-4a25-a022-7a4cf171ec6a

18160f9c-23dc-4344-a9e4-c409ae7a8b10

23156518-c288-4e43-8809-36f85ad74f4a

a0646c99-1369-46c3-baa5-ae14fd2b9007

aa2c4416-fce8-4f10-aa41-a49342b8cc4b

a788db20-b024-46bd-bb25-afb31fb6b1da

a19813df-92bc-463f-84c4-1a2a75d4a73d

ac67624e-f686-4c54-9956-d4b1b1fe7f2d

bcc94d35-bf39-4058-aed2-a64b1857885b

c1f23a8b-8e85-4372-97d3-0bde2ef84031

c7928175-6eac-46fc-bc0e-020317488e51

d4a84e5c-ec72-4c73-b35f-36722ee55bd1

f0c0633c-adab-46a7-9883-9e1df1fcaf5b

da03acc7-e76a-48fd-b996-9c3b2a53260f

 

 

 

 

Imprimir

8ª Cavalgada Solidária da Fafram será no dia 29

AddThis Social Bookmark Button

noticia-cavalgada-2018

A saída está prevista para às 8h, no antigo posto Ceamel (entrada da cidade)

Está marcada para o próximo dia 29 de setembro, a 8º Cavalgada Solidária da Fafram, que está sendo organizada pela Faculdade Dr. Francisco Maeda, por meio dos Diretórios Acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária.

A saída está prevista para às 8h, no antigo posto Ceamel (entrada da cidade). Os cavaleiros deverão passar por vários locais, como as Avenidas Dr. Soares de Oliveira e Dr. Paulo Borges de Oliveira.
Depois, o grupo segue para o Centro de Vivência da Fafram, onde será recepcionado para um almoço com a tradicional Queima do Alho, com música ao vivo. Todos os inscritos poderão participar do almoço.

O valor do ingresso é R$ 35 incluindo uma camiseta, e R$ 20 apenas o ingresso, que pode ser adquirido na secretaria da Fafram.

De acordo com o diretor da Fafram, Márcio Pereira, que é um dos organizadores do evento, a cavalgada, que já se tornou uma tradição em Ituverava, tem como objetivo reunir pessoas que gostam da atividade e promover a confraternização entre elas. “Buscamos principalmente realizar a arrecadação de produtos não perecíveis, seja em forma de cesta básica, materiais de limpeza, que serão doados posteriormente às entidades do município”, destaca.

Avaliação

“Após o evento, a comissão organizadora, que é composta pela direção da Fafram, pelos diretórios acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária e pelos responsáveis técnicos do curso de Medicina Veterinária, se reúne para fazer uma avalição do evento e determinar a destinação dos produtos arrecadados”, observa.

“Acho importante manter essa tradição da nossa região, que envolve a prática de um esporte antigo e resgatar as suas origens. Esperamos mais uma vez contar com o apoio da população. Após percorrermos a cidade, nos reuniremos no Centro de Vivência da Fafram, para a tradicional Queima do Alho, bater papo, trocar ideias e discutir questão atuais do agronegócio”, completa Márcio Pereira.

Imprimir

Horários de Aulas 2º Semestre de 2018

AddThis Social Bookmark Button

Já estão disponíveis para os alunos os horários de aulas dos cursos da FAFRAM para o segundo semestre de 2018. Todos os horários estão sujeitos a alterações.

 

 


Segue horários por curso:
 

Veja Também

Prev Next