Imprimir

Seleção para monitoria em enfermagem

AddThis Social Bookmark Button

banner-monitoria-enfermagem

Estarão abertas as inscrições ao exercício de MONITORIA junto a Secretaria Geral da Faculdade "Dr. Francisco Maeda" - FAFRAM, em uma disciplina específica ou conjunto de disciplinas afins, obrigatórias em estruturas curriculares dos cursos de graduação, sempre em colaboração com a atividade de ensino.

EDITAL COMPLETO

Imprimir

Programa de Inscrição para Concessão de Bolsas de Estudo para o Curso de Enfermagem Padrão

AddThis Social Bookmark Button

banner-bolsa-enfermagem

O Presidente da Fundação Educacional de Ituverava, no uso das atribuições legais que lhe confere o Estatuto vigente da Instituição, torna público o cronograma referente ao Programa de Bolsa de Estudos da mantida "Faculdade Doutor Francisco Maeda" FAFRAM, para 35 (trinta e cinco) vagas no Curso de Enfermagem Padrão.

EDITAL COMPLETO

Instruções para alunos requerentes de Bolsa de Estudo parcial, para o curso de ENFERMAGEM PADRÃO.


Será concedido desconto de 50% para todos os alunos que tiverem concluído o ensino médio e portarem diploma de curso técnico em enfermagem.

Obs. : É importante observar sobre o ensino médio, pois existem muitas pessoas que não fizeram o colegial.

Será necessário o preenchimento do requerimento de bolsa on line, que estará disponível a partir de Segunda-feira (11/02) apenas para o curso de enfermagem,

a fim de reunir documentos e diploma. Nesta ação está inclusa a isenção da matrícula, podendo diluir os meses de janeiro e Fevereiro em 10X no cartão.

Segue os detalhes:

1° - O aluno deverá fazer a prova agendada para ingresso no curso (Redação) – FAFRAM

2° - Fazer a matrícula no curso (isenção da taxa de inscrição) - FAFRAM

3° - Instruir o aluno a preencher o requerimento de bolsa on line no site da FE - FAFRAM

4° - Eliane dará o parecer e aprovação

5° - No dia do início das aulas, será aplicada uma prova seletiva para todos os alunos - FAFRAM

Imprimir

Exames Finais - Horários de todos os cursos e disciplinas

AddThis Social Bookmark Button

Horários dos Exames Finais 2018/2.

Confira as datas de exame de todas as disciplinas separadas por curso, escolha abaixo seu curso:

Engenharia Agronômica

Direito

Enfermagem

Medicina Veterinária

Sistemas de Informação

Imprimir

Horários de Aulas 1º Semestre de 2019

AddThis Social Bookmark Button

Já estão disponíveis para os alunos os horários de aulas dos cursos da FAFRAM para o segundo semestre de 2018. Todos os horários estão sujeitos a alterações.

 

 


Segue horários por curso:
 
Imprimir

Curso de Enfermagem teve importante participação no Dia da Responsabilidade Social da FAFRAM

AddThis Social Bookmark Button

banner-resp-social-enfermagemFoi desenvolvido, dia 22/09/2018, pelo Curso de Enfermagem da Faculdade Dr. Francisco Maeda, através da orientação e organização de Daniela Sarreta Ignacio (Coordenadora e Profa, doutoranda em Ciências pela USP) uma série de atividades direcionadas a população local de Ituverava, com o intuito de realizar atendimentos e orientações de saúde, bem como sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidar de sua saúde, em atendimento ao Dia Nacional da Responsabilidade Social.

Os participantes foram recepcionados pelos alunos do quarto ciclo de Enfermagem com uma mesa atrativa e refrescante com água saborizada, salada de frutas e salada salgada no pote, onde foram promovidas orientações sobre alimentação saudável, com o acompanhamento direto da professora de Nutrição e Dietética do Curso Esp. Fabiana Pereira Tomain.

Um pouco mais adiante havia uma ilha de aferição de pressão arterial e de glicemia, onde a professora Maria Gabriela Rodrigues Gontijo, auxiliada pela Técnica de Enfermagem Alessandra Euzébio Rocha, acompanhavam os alunos do segundo e do oitavo ciclo na realização das medições, juntamente com verificação de peso e altura e forneciam orientações para prevenção e controle não medicamentoso da pressão alta e do diabetes.

Em uma ação transdisciplinar junto com o Curso de Direito e a equipe do CAPS-Viver de Ituverava, realizou-se uma oficina direcionada a identificação de sinais de depressão e orientações com o nome de Depressão e seus impactos sociais, onde foram abordados os sinais e sintomas indicativos de depressão, como e onde buscar ajuda e receberam orientações de como agir ao identificar um parente ou amigo com estas manifestações.

Ainda houve o desenvolvimento de ações de capacitação para realização de ressuscitação cardiopulmonar em boneco próprio, e em um dado momento, os alunos do nono ciclo de enfermagem que participam da Liga de Urgência e Emergência (LUE), orientados pelas professoras Dra. Gabriela Degrande Carrion Moreira e Esp. Andreza Gomes da Silna Nishimoto Maeda, realizaram a simulação realística de um atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória; Esta ação gerou grande impacto nos participantes pois contou com a dramatização dos alunos e também com a participação da Secretaria de Saúde, que liberou uma ambulância para o encerramento da simulação do atendimento.

Encerrando, os alunos do sexto ciclo, orientados pela professora Mestre Fabrine Aguilar jardim, forneceram orientações sobre os cuidados necessários para limpeza e guarda dos brinquedos infantis, explicando como limpar e quais os produtos mais indicados de acordo com a faixa etária de cada criança.

1e5d002a-7f9f-4ba7-965d-902da6a68592

2b9b26a3-c2d8-4793-94b0-9a212625c4ab

369f8e1a-03b0-44cf-a28e-111e26a66dbc

448c77bc-de1c-4c2f-b94a-277c823a5964

b54a41ec-9576-4c19-acad-614bc55d0b67

c7510b1a-b768-4f18-99cc-8138c800b405

d18bae9e-afb4-4320-9d3a-8bbb0f346607

de18895a-6517-41c7-8800-077ceba6de72

e0bec239-f34b-419a-afca-ceff03187dfa

e5b98a2f-336f-4e0d-bf38-475a2b26ebf6

fd71158d-09bd-46c4-8ca5-034fa810f084

 

Imprimir

Atenção para os Cronogramas do Prouni e FIES

AddThis Social Bookmark Button

banner-prouni-fies-2019

Devido à alterações nos cronograma dos programas Prouni e FIES, recomendamos que os alunos interessados busquem informar-se nos sites oficiais dos programas. Segue abaixo os links:

FIES

http://sisfiesaluno.mec.gov.br

NOVO FIES
http://fies.mec.gov.br/

PROUNI
http://siteprouni.mec.gov.br/

 

Imprimir

8ª Cavalgada Solidária da Fafram será no dia 29

AddThis Social Bookmark Button

noticia-cavalgada-2018

A saída está prevista para às 8h, no antigo posto Ceamel (entrada da cidade)

Está marcada para o próximo dia 29 de setembro, a 8º Cavalgada Solidária da Fafram, que está sendo organizada pela Faculdade Dr. Francisco Maeda, por meio dos Diretórios Acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária.

A saída está prevista para às 8h, no antigo posto Ceamel (entrada da cidade). Os cavaleiros deverão passar por vários locais, como as Avenidas Dr. Soares de Oliveira e Dr. Paulo Borges de Oliveira.
Depois, o grupo segue para o Centro de Vivência da Fafram, onde será recepcionado para um almoço com a tradicional Queima do Alho, com música ao vivo. Todos os inscritos poderão participar do almoço.

O valor do ingresso é R$ 35 incluindo uma camiseta, e R$ 20 apenas o ingresso, que pode ser adquirido na secretaria da Fafram.

De acordo com o diretor da Fafram, Márcio Pereira, que é um dos organizadores do evento, a cavalgada, que já se tornou uma tradição em Ituverava, tem como objetivo reunir pessoas que gostam da atividade e promover a confraternização entre elas. “Buscamos principalmente realizar a arrecadação de produtos não perecíveis, seja em forma de cesta básica, materiais de limpeza, que serão doados posteriormente às entidades do município”, destaca.

Avaliação

“Após o evento, a comissão organizadora, que é composta pela direção da Fafram, pelos diretórios acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária e pelos responsáveis técnicos do curso de Medicina Veterinária, se reúne para fazer uma avalição do evento e determinar a destinação dos produtos arrecadados”, observa.

“Acho importante manter essa tradição da nossa região, que envolve a prática de um esporte antigo e resgatar as suas origens. Esperamos mais uma vez contar com o apoio da população. Após percorrermos a cidade, nos reuniremos no Centro de Vivência da Fafram, para a tradicional Queima do Alho, bater papo, trocar ideias e discutir questão atuais do agronegócio”, completa Márcio Pereira.

Veja Também

Prev Next