Imprimir

Fafram está entre melhores do Brasil

AddThis Social Bookmark Button

banner-fafram

O MEC (Ministério da Educação) divulgou um ranking das instituições de ensino superior brasileiras, que incluem universidades, faculdades, centros universitários, IFETs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia) e CEFETs (Centros Federais de Educação Tecnológica).

A lista foi publicada no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Referente a 2015, ela se apoia no IGC (Índice Geral de Cursos), o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país.

Classificada como uma instituição Privada, porém, sem fins lucrativos por ser mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, a Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) de Ituverava está no ranking, por ter obtido nota 4, no último IGC. A notícia foi veiculada por grandes veículos de comunicação do Brasil, incluindo a revista Exame, uma de maior credibilidade do país, dividindo a lista em Universidades, Centros Universitários e Faculdades.

Um dos fatores considerados pelo IGC é a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último triênio, que se refere aos cursos de graduação e é calculado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Outro componente da avaliação é a média dos conceitos atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação trienal.
A distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu também é considerada para determinar a nota da instituição.

Uma instituição é considerada excelente quando atinge as faixas 4 ou 5 no IGC, que vai de 1 a 5. De um total de 2.109 instituições de ensino superior avaliadas, apenas 375 entraram nesse grupo seleto.

Aquelas que não chegam à nota mínima 3 são consideradas insatisfatórias para os padrões do MEC e podem sofrer punições.

Algumas instituições da lista completa aparecem sem conceito ou com a informação de descredenciamento. Outras são classificadas como sub-júdice.

A USP (Universidade de São Paulo), que encabeça diversos rankings de universidades brasileiras, não está na lista porque não participa do Enade, usado para a avaliação do MEC.

Os cursos avaliados no último triênio são: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, tecnologia em comércio exterior, tecnologia em design de interiores, tecnologia em design de moda, tecnologia em design gráfico, tecnologia em gastronomia, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em gestão de qualidade, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão pública, tecnologia em logística, tecnologia em marketing, tecnologia em processos gerenciais, teologia e turismo.

Veja a no site da revista Exame.com as melhores universidades, faculdades, institutos federais, centros universitários e faculdades do Brasil, segundo esse ciclo de avaliação do MEC. Os rankings foram divididos em três tabelas, de acordo com o tipo de instituição.

Fonte: Jornal O Progresso

Imprimir

Comunicado Sobre Bolsas de Estudo

AddThis Social Bookmark Button

A Fundação Educacional de Ituverava comunica que em cumprimento ao disposto na legislação em vigor (Lei N° 12.101/09), o aluno bolsista deverá preencher novamente o requerimento de Bolsa de estudo, que estará disponível nas secretarias das faculdades, a partir de 01/08/2017 para que seja reavaliada a situação socioeconômica.

Desta forma, o requerimento deverá ser entregue na secretaria administrativa da FE no Campus I (Vânia ou Verusca) até o dia 25/08/2017 (impreterivelmente) com a cópia dos seguintes documentos:

  • Imposto de Renda (Exercício 2016) do requerente e do grupo familiar (quem declarar);
  • Holerite ou carteira de trabalho;
  • Se for profissional autônomo – Declaração de comprovação de renda;
  • Contas de água, luz ou telefone (residencial / celular), todas do mês anterior;
  • Recibo de mensalidade ou financiamento estudantil (do aluno e membros da família que estudam);
  • Outros comprovantes de despesas que comprometam a renda do grupo familiar, como atestados de doença que acometam membros da família e etc.
  • O requerimento deve ser assinado pelo aluno (quando maior) ou pelo responsável


O não cumprimento da entrega do requerimento no prazo estipulado implicará no cancelamento imediato da Bolsa de Estudos concedida na forma da Lei supracitada.

Obs.: Estarão exclusos do processo de revisão de bolsas, alunos formandos em Dezembro de 2017, e alunos que ingressaram em cursos em Janeiro e Julho de 201

Imprimir

Os boletos da mensalidade de Junho já estão disponíveis na tesouraria

AddThis Social Bookmark Button

banner-comunicado-boletos

Comunicamos a todos os alunos que os boletos das mensalidades de junho já estão disponíveis na tesouraria. Caso o aluno ainda não tenha recebido o boleto pelo correio o mesmo deverá retira-lo na tesouraria. Algumas agências dos Correios estão em greve, por isso vários alunos poderão não receber o boleto em casa antes do vencimento.

Imprimir

Exames Finais - Horários de todos os cursos e disciplinas

AddThis Social Bookmark Button

Horários dos Exames Finais 2017/1.

Confira as datas de exame de todas as disciplinas separadas por curso, escolha abaixo seu curso:

Imprimir

O Curso de Enfermagem realizou a III SEENF

AddThis Social Bookmark Button

O Curso de Enfermagem realizou a III SEENF (Terceira Semana Acadêmica de Enfermagem) na Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda).

banner-semana-enfermagem-2017-smallO evento, no entanto, teve início na segunda-feira, dia oito, quando aconteceu a abertura oficial com as presenças do diretor da Faculdade, professor Doutor Márcio Pereira, o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Alcides Antônio Maciel Júnior, que também representou a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, o coordenador da Vigilância Sanitária Cléber Jacob de Paula, a administradora da Santa Casa, Cláudia Maria Carreira Frata e a coordenadora do curso Professora Mestre Daniela Sarreta Ignácio.

No mesmo dia, porém, iniciou o ciclo de palestras com a presença da gestora em saúde Jéssica Bizinoto, que abordou tema “Gerenciamento da Enfermagem e o trabalho em equipe.”

Na sequência, terça foi a vez da especialista em obstetrícia Heloísa Ferreira Nogueira que falou sobre “Assistência ao parto: novos desafios”; na quarta, o assunto foi “Desenvolvimento de Pesquisa em Enfermagem”, com a Doutora em Enfermagem Beatriz Maria Jorge; na quinta o assunto foi “A experiência do enfermeiro na gestão de secretarias municipais de saúde” e pelas especialistas em saúde pública e gestoras clínicas Juliana Sarreta e Beatris Lenita da Silva Hauck.

Ontem sexta-feira, dia 12 de maio, a palestra foi “Mercado de Trabalho para enfermagem, experiências com insumos e tecnologias”, pela Professora Doutora pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) Silmara Elaine Malagute Toffano.

Hoje, no encerramento, acontece Mini Curso: Primeiro Socorros com Sargento Reformado do Corpo de Bombeiros, professor físico do curso de Bombeiro Civil e técnico em Segurança, Cássio Ivan Silva Goulart.

Origem e importância

A Semana da Enfermagem é um evento de caráter mundial, e está vinculada ao dia do nascimento da Enfermeira Florence Nightingale, pioneira da Enfermagem Moderna, ocorrido em 12 de maio.

Há, também, no dia 20 de maio a comemoração do Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem, que foi associado ao aniversário de morte da Pioneira da Enfermagem Brasileira, a Enfermeira Ana Neri. Em nosso país o dia do enfermeiro foi instituído pelo decreto 2.956 de 1.938, onde se estabeleceu homenagens a memória de Ana Neri.

Segundo a Associação Americana de Enfermagem (ANA) define-se a Enfermagem como a arte e ciência por considerar que o objetivo principal do trabalho da Enfermagem é o cuidado para com os problemas reais de saúde do indivíduo, família ou comunidade, através de ações interdependentes e com suporte técnico-científico para o planejamento e a execução do cuidado, além de educar para a saúde, prevenir doenças e surtos no desenvolvimento de um trabalho conjunto com outros profissionais, ao mesmo tempo que se assegura o cuidado exclusivo e de qualidade com o indivíduo, do nascimento a sua terminalidade. Em toda esta ação há a humanização do cuidado, o que exige deste profissional a sensibilidade para lidar com as dores e o contexto em que se desenvolve a doença e seus significados.

A Faculdade Dr. Francisco Maeda enquanto instituição de ensino que prioriza a formação de profissionais de excelência, aliado a responsabilidade social, incentiva ações de reconhecimento e valorização profissional através de atividades de capacitação e qualificação abertas à sociedade; Seu Diretor, Professor Doutor Márcio Pereira, em parceria com o Diretório Acadêmico “Professor Dr. Sérgio Macedo Chicote” e a Coordenadora do Curso de Enfermagem estão promovendo a III Semana da Enfermagem da Fafram.

Nesta III edição da Semana de Enfermagem da Fafram a proposta é conhecer novas áreas de atuação profissional do enfermeiro, apresentando a todos, e também aos alunos do Curso de Enfermagem desta instituição, as diferentes possibilidades de inserção no mercado de trabalho para o Enfermeiro.

A coordenadora do Curso de Enfermagem, Professora Mestre Daniela Sarreta Ignácio, reforça que “tanto o Enfermeiro quanto os demais profissionais que compõem a equipe de enfermagem, são essenciais para um atendimento seguro e de qualidade na saúde, independente da área de atuação”.

O profissional de enfermagem é o “guardião” das pessoas com necessidades assistenciais em saúde, seja no educar para a saúde, na orientação, nos cuidados diretos, dando apoio ou amparo, agindo para a prevenção de doenças ou na promoção da saúde e até mesmo no desenvolvimento de novos produtos para a saúde ou no aprimoramento técnico e científico desta profissão.

Fonte: Jornal O Progresso

DSCN1513

DSCN1519

 IMG 8447

 

Imprimir

FAFRAM, Competir e Unimed realizam 1ª Manhã de Consciência Corporal

AddThis Social Bookmark Button

banner-consciencia-corporalA Competir Sport & Fitness promoveu neste sábado dia 20 um evento totalmente voltado para cuidados físicos, esféricos e preventivos na área da saúde.

Foi realizada “Manhã de Consciência Corporal Competir /Unimed/ Fafram”. O evento aconteceu no campus da Faculdade Doutor Francisco Maeda, envolvendo uma gama de opções.

Foram desenvolvidas inúmeras atividades e serviços prestados, para a conscientização para: quem não acha tempo pra cuidar da saúde, acha tempo pra cuidar da doença.

Uma equipe de profissionais dedicados fez do evento uma manhã prazerosa e de melhora da autoestima.

Pela equipe Competir foram prestados os seguintes Serviços: Alongamento: Gabriela Chiconelli, Circuitos diversos: Roberta Gomes, Marco Aurélio Mathias, Patrícia Costa Cavalari, Zumba: Maria Cristina Limonta Silva, Combat: Viviane Limonta Silva, Corrida: Patrícia Peixinho e Gabriela Chiconelli, Caminhada: Gustavo Ribeiro e Marco Aurélio Mathias.

Na oportunidade, também aconteceram atividades promovidas pelos parceiros do evento. Alerta/ Prevenção/ Cuidados/ Equipe Unimed ficou por conta da aferição de pressão e teste de glicemia.

A Droga Raia, através de seu gerente Rubens Braga Filho e equipe Limpeza de pele, Aferição de pressão. Protetores solares, tudo coordenado pelo gerente Rubens.

O Massoterapeuta: Luiz Fernando de Oliveira Lino proporcionou Quick massagem técnica terapêutica para relaxamento muscular e Acupuntura auricular.

A clínica Thais Kipiane e Naty make Up enviou diversos brindes aos participantes.

Alimentos Fitness: foram servidos diversos tipos de bolos e pães Low Carb, pela empresária Fernanda Seara, também Mix de alimentos fitness pela empresa Natture By Juliana Mansano.

Mais uma das atrações nesta área foi a Food Bike com sucos detox e alimentos sem glúten e sem lactose By Gabriela Fidelis.

Também foram apresentada Roupas Fitness: Inúmeros brindes proporcionados pela Bella Moça roupas Fitness, através da empresária Carina Flores.

“Toda a proposta do evento foi cumprida com sucesso total e grande adesão de público. Nossos agradecimentos a todos os participantes e parceiros”, definiu a organizadora e diretora da Competir, Letícia Lacerda Cavalcante Viana.

consciencia-corporal-fafram2

consciencia-corporal-fafram3

consciencia-corporal-fafram4

consciencia-corporal-fafram6

consciencia-corporal-fafram7

consciencia-corporal-fafram8

consciencia-corporal-fafram9

Fonte: Jornal o Progresso

Imprimir

Fafram recebeu Menção Honrosa na 24ª Agrishow

AddThis Social Bookmark Button

Agrishow2017-04Além de oferecer qualidade no Ensino Superior, a Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, sempre se destacou pelo relevante trabalho de responsabilidade social que desenvolve em diversas áreas.

O reconhecimento de um desses projetos veio na última semana, quando a Fafram recebeu Menção Honrosa na Agrishow, principal evento de agronegócio da América Latina, realizado em Ribeirão Preto, entre os dias 1 e 5 de maio.

A homenagem foi entregue pelo secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, em reconhecimento ao Projeto Aplique Bem, que é desenvolvido pela Fafram em parceria com o IAC (Instituto Agronômico) e a empresa Arysta.

O coordenador do programa é o professor Hamilton Ramos e toda equipe técnica de campo que é formada por ex-alunos do curso de Agronomia da instituição de Ensino Superior.

Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, o diretor da Fafram, Márcio Pereira, explica que o projeto tem o objetivo capacitar aplicadores de defensivos agrotóxicos nas mais diversas culturas, para que evitem eventuais erros que podem prejudicar o solo e a própria saúde.

Treinamento

“O Aplique Bem já treinou mais de 50 mil aplicadores em todo o território nacional e está presente também em outros cinco países: Colômbia, México, Vietnã e mais dois países africanos”, afirma o diretor.

“O programa 10 anos e a Fafram se sente orgulhosa em fazer parte dessa parceria que desenvolve um importante papel social, proporcionando mais segurança ao trabalhador rural e segurança alimentar”, completa o diretor Márcio Pereira.

Aplique Bem

O programa “Aplique Bem” é itinerante e percorre todo país com o Tech Móvel – um veículo equipado e preparado para fazer a manutenção e a regulagem correta dos equipamentos de pulverização, sem qualquer custo para o produtor.

Os trabalhos de inspeção são conduzidos por técnicos do IAC e os recursos financeiros são da Arysta, patrocinadora que dará todo apoio ao programa, indicando as culturas e os produtores visitados.

Além disso, o Programa ‘Aplique Bem’ ajuda os produtores brasileiros a cumprir uma das principais normas dos sistemas de certificação PIF (Produção Integrada de Frutas) e EurepGap (Euro-Retailers Produce Working Group), que consiste na comprovação do treinamento dos aplicadores e avaliação frequente dos pulverizadores.

Veja Também

Prev Next