Imprimir

Estudantes do curso de Direito participam do 7º Jurí Simulado

AddThis Social Bookmark Button

banner-juri-simulado-2015O evento foi realizado no Núcleo de Assistência Judiciária, no campus I (cidade) da FE

Alunos do 5° ano do curso de Direito da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, participaram, na última terça-feira, 11 de agosto, do 7° Júri Simulado. O evento foi realizado no Núcleo de Assistência Judiciária, no campus I (cidade) da FE.

Durante o Júri, os alunos foram orientados pelos professores do curso de Direito, Giovana Estela Vaz, Renata Romani, Roberta Carvalho, Antônio Matos Ventura, Roberto Inácio Barbosa Filho (“Betô”) e Danilo Garnica Simini. Também estiveram presentes o coordenador do curso, Paulo de Tarso Oliveira.

Atuou como juiz, Dr. Rafael Martins Donzelli, de São Joaquim da Barra; na defesa os alunos Ursino Santos Neto e Felipe Mattos; na acusação os alunos Misael Ribeiro e Antônio Marcos Evarine; como oficiais de Justiça, os estudantes Luis Fernando e Thamires e os componentes do júri popular foram os alunos do 1° ano.

Em entrevista à Tribuna de Ituverava, a professora Giovana Estela Vaz, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, fala sobre a importância do juri. “Este ano, o Júri Simulado foi realizado no Dia do Advogado, e possui grande relevância na formação dos futuros profissionais. O evento conta também como estágio obrigatório e marca o início das atividades de formatura da turma”, explica.

Diferencial
“Um diferencial neste ano. é que ele foi transmitido ao vivo em um telão no Salão Nobre da Fundação Educacional de Ituverava, onde os alunos dos outros anos puderam acompanhar. Já para 2016, a nossa intenção é transmitir em tempo real pela internet, para que os ex-alunos e demais interessados também possam acompanhar”, ressalta.

Júri é um tribunal em que sete cidadãos, previamente alistados, decidem em sua consciência e sob juramento, sobre a culpabilidade ou não dos acusados (réus), acerca de infrações penais. É formado por um conjunto de cidadãos escolhido por sorteio que servem como juízes de fato no julgamento de um crime.

Complexidade
O Júri Simulado é uma atividade complexa e multidisciplinar, envolvendo, desde elementos de figurino, cenografia, sonoplastia, representação teatral, até profunda pesquisa científica e análise de informações, utilizadas para construção das linhas argumentativas que servirão de base à exposição dos defensores e acusadores.

Para a representação cênica, os alunos pesquisam, avaliam, informam e emitem juízo de valor a respeito de um determinado personagem, tema ou figura histórica.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next