Imprimir

Liga de Urgência e Emergência da Enfermagem

AddThis Social Bookmark Button

banner-liga-trauma-small

A Liga de Urgência e Emergência da Faculdade Francisco Maeda (FAFRAM), designada de “Liga do Trauma”, constitui-se de uma associação civil estudantil sem fins lucrativos, formada por alunos do 8° ciclo de Enfermagem. Os objetivos da Liga estão voltados para a promoção do estudo e a difusão de conhecimentos sobre temas ligados à saúde, em geral, e relacionados ao Trauma e Primeiros Socorros, em particular, contribuindo assim para um melhor atendimento às vítimas de Trauma; desenvolvimento de campanhas que visem educar, conscientizar e esclarecer a população sobre temas relacionados à sua saúde; interação com outras associações, governamentais ou não-governamentais, objetivando interceder de maneira positiva para promoção da saúde; aprimoramento de conhecimentos que possam contribuir para a boa formação acadêmica do aluno de curso de Enfermagem, em especial na área de urgência e emergência; conscientização da população quanto ao tema, ficando reservada à Liga promoção de eventos sobre a ampla temática que envolve o assunto; planejamento e execução de campanhas informativas que esclareçam à população sobre a importância do trauma como problema de Saúde Pública, além de eventos e treinamentos junto à população. São parte de projetos da Liga:

Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude

Sabemos que a grande incidência de lesões e mortes relacionados a Trauma ocorre com os jovens, principalmente na faixa etária de 15 a 24 anos.
Comportamentos de risco como excesso de velocidade, beber e dirigir, não usar cinto de segurança ou outro equipamento de proteção, como capacete ao dirigir motocicletas, mergulho em águas rasas e outros podem gerar trágicas consequências. Portanto, este projeto é destinado aos jovens alunos do ensino médio de 15 a 17 anos de escolas públicas e privadas, que tem o objetivo de desencorajar estes jovens a participar de atividades consideradas por eles divertidas e promover a prevenção de lesões por meio de educação, mostrando a realidade das vítimas de trauma.

Maio Amarelo

“Movimento Maio Amarelo”, visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Neste mês é elaborado palestras de sensibilização voltadas para alunos da graduação, com envolvimento da comunidade e escolas públicas e privadas sobre o tema em questão com o objetivo de reduzir as vítimas de acidentes de transito no município. Este projeto será desenvolvido na FAFRAM e locais estratégicos da cidade.

Salvando Vidas

O projeto visa ensinar e conscientizar o público leigo em geral sobre os Primeiros Socorros utilizados em situações comuns de urgência e emergência presenciadas no dia a dia, contribuindo para a prevenção das situações fatais relacionados à área de urgência, emergência e trauma no Brasil. Este projeto será direcionado a profissionais da área de educação, alunos de outras graduações, alunos do curso técnico e público leigo em geral.

Criança Segura

Acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 3,8 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 117 mil são hospitalizadas. A disseminação de informações relevantes sobre a causa é uma das principais estratégias adotadas por este projeto, que visa qualificar o tema junto à opinião pública e incentivar a adoção de comportamentos mais seguros prevenindo assim acidentes envolvendo crianças.


Presidente: Alecsander Maester Ferreira do Nascimento
Vice-presidente: Cristiano Lúcio Costa Junior

Docente responsável: Andreza G.S.N. Maeda
Docente Co responsável: Gabriela Carrion Degrande Moreira

Integrantes:
Alecsander Maester Ferreira do Nascimento
Ana Flávia Carvalho Wakayama
Ana Luiza Buscaim Vieira de Andrade
Camila Nogueira Ribeiro
Cristiano Lúcio Costa Junior
Daniela de Fátima Cardoso
Eliete Cristina Tavares Nascimento
Fernanda Graziela Marelli
Francisca Diana Almeida da Silva
Francyelle da Silva Pereira
Laíssa Mara Inocêncio Leonardo Ferreira
Micheli Claudino Tirelli
Nadine Borges Pereira 


 

Documentos

Estatuto da Liga

Veja Também

Prev Next