Curso de Enfermagem teve importante participação no Dia da Responsabilidade Social da FAFRAM
Foi desenvolvido, dia 22/09/2018, pelo Curso de Enfermagem da Faculdade Dr. Francisco Maeda, através da orientação e organização de Daniela Sarreta Ignacio (Coordenadora e Profa, doutoranda em Ciências pela USP) uma série de atividades direcionadas a população local de Ituverava, com o intuito de realizar atendimentos e orientações de saúde, bem como sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidar de sua saúde, em atendimento ao Dia Nacional da Responsabilidade Social.
Os participantes foram recepcionados pelos alunos do quarto ciclo de Enfermagem com uma mesa atrativa e refrescante com água saborizada, salada de frutas e salada salgada no pote, onde foram promovidas orientações sobre alimentação saudável, com o acompanhamento direto da professora de Nutrição e Dietética do Curso Esp. Fabiana Pereira Tomain.
Um pouco mais adiante havia uma ilha de aferição de pressão arterial e de glicemia, onde a professora Maria Gabriela Rodrigues Gontijo, auxiliada pela Técnica de Enfermagem Alessandra Euzébio Rocha, acompanhavam os alunos do segundo e do oitavo ciclo na realização das medições, juntamente com verificação de peso e altura e forneciam orientações para prevenção e controle não medicamentoso da pressão alta e do diabetes.
Em uma ação transdisciplinar junto com o Curso de Direito e a equipe do CAPS-Viver de Ituverava, realizou-se uma oficina direcionada a identificação de sinais de depressão e orientações com o nome de Depressão e seus impactos sociais, onde foram abordados os sinais e sintomas indicativos de depressão, como e onde buscar ajuda e receberam orientações de como agir ao identificar um parente ou amigo com estas manifestações.
Ainda houve o desenvolvimento de ações de capacitação para realização de ressuscitação cardiopulmonar em boneco próprio, e em um dado momento, os alunos do nono ciclo de enfermagem que participam da Liga de Urgência e Emergência (LUE), orientados pelas professoras Dra. Gabriela Degrande Carrion Moreira e Esp. Andreza Gomes da Silna Nishimoto Maeda, realizaram a simulação realística de um atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória; Esta ação gerou grande impacto nos participantes pois contou com a dramatização dos alunos e também com a participação da Secretaria de Saúde, que liberou uma ambulância para o encerramento da simulação do atendimento.
Encerrando, os alunos do sexto ciclo, orientados pela professora Mestre Fabrine Aguilar jardim, forneceram orientações sobre os cuidados necessários para limpeza e guarda dos brinquedos infantis, explicando como limpar e quais os produtos mais indicados de acordo com a faixa etária de cada criança.