Imprimir

PIC-FAFRAM

AddThis Social Bookmark Button

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DR. FRANCISCO MAEDA/FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA


 

1. O que é a Iniciação Científica

A iniciação científica (IC) é uma modalidade de um estudo mais aprofundado, realizado pelos alunos durante a graduação, permitindo a ele o ingresso na pesquisa científica por meio do aprendizado de técnicas, metodologias e procedimentos inerentes ao saber científico. A pesquisa é desenvolvida junto com um professor/pesquisador (orientador) e os resultados podem ser apresentados em congressos e publicados em periódicos científicos. A IC permite ao aluno ampliar os conhecimentos e horizontes, e favorece o desenvolvimento acadêmico e profissional.

 

2. O que é o PIC – FAFRAM

O Programa Institucional de Iniciação Científica da Faculdade Dr. Francisco Maeda- PIC - FAFRAM, Mantida da Fundação Educacional de Ituverava, é uma política acadêmica voltada para introduzir os alunos, dos seus diferentes Cursos de Graduação, na pesquisa científica, configurando-se como um poderoso fator de desenvolvimento do potencial de investigação científica.

 

3. Objetivos

a. Estimular a participação dos acadêmicos dos cursos de graduação nas atividades de pesquisa, visando a formação de recursos humanos para as atividades científicas.
b. Proporcionar ao acadêmico, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, por meio do envolvimento direto com as atividades da pesquisa.
c. Estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrente das condições criadas pelo confronto direto com os problemas da pesquisa.
d. Integrar as áreas de ensino, pesquisa e extensão.
e. Contribuir para a formação do profissional graduado na Faculdade Dr. Francisco Maeda.

 

4. Público Alvo

Acadêmicos regularmente matriculados em um dos Cursos de Graduação oferecidos pela Faculdade Dr. Francisco Maeda- FAFRAM/FE, sob a orientação de um professor/pesquisador da Instituição, desde que o acadêmico não esteja cursando o primeiro semestre e ou o último semestre, no ato da inscrição no PIC-FAFRAM.

 

5. Modalidades

a. PIC- Sem Bolsa: Iniciação Científica SEM BOLSA (PIC_SB - FAFRAM)
b. PIC – Com Bolsa: Iniciação Científica COM BOLSA - (PIC_CB – FAFRAM)
c. PIC_SB – Com Auxílio à Pesquisa: Iniciação Científica SEM BOLSA, com auxílio financeiro parcial para os custos da pesquisa
6. Período de Vigência
O tempo mínimo de iniciação científica é 12 meses e o máximo de 24 meses, podendo, em casos devidamente justificados, ocorrer em tempo menor, na duração mínima de 06 meses de vigência de projeto, a contar a partir da aprovação do projeto pela Comissão do PIC-FAFRAM.

 

7. Abrangências

O Professor/Pesquisador da FAFRAM/FE é o Pesquisador Responsável do projeto, e as modalidades de projetos podem ser:

a. Projetos de pesquisa proposto pelo professor da FAFRAM;
a. Projetos em Convênio com organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.
b. Projetos de Iniciação Científica com Bolsa, provenientes de auxílio externo como Agências de Fomento, de Empresas/Firmas ou de outro órgão.
Poderão ser inscritos projetos de diferentes métodos científicos, apropriados ao estudo em questão, assegurando-se a qualidade e a fidedignidade do conhecimento gerado por meio da pesquisa.

 

8. Requisitos Básicos do Acadêmico


a. Estar regularmente matriculado em curso de Graduação da FAFRAM/FE;
b. Não estar cursando nem o primeiro e o último ciclo do seu Curso de Graduação, no momento da inscrição (fase de submissão do projeto à Comissão de Iniciação Científica);
b. Apresentar disponibilidade de tempo, semanal, não coincidente com o horário de aula, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa visando o cumprimento o cronograma estipulado;
c. Não desenvolver mais de uma Iniciação Científica concomitantemente;
d. Possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes (CNPq).
e. Demais requisitos, de acordo a Modalidade do PIC-FAFRAM, serão especificados no Edital de Seleção da modalidade.
9. Requisitos Básicos do Orientador
a. Ser docente/pesquisador efetivo ou colaborador da FAFRAM/FE, vinculado aos cursos de graduação ou pós-graduação.
b. Possuir no mínimo, o título de Mestre.
c. Ter disponibilidades de tempo, para orientação, fora os horários de aula.
d. A pesquisa poderá ter a participação de um Co-Orientador, na condição de possuir, no mínimo, o título de Especialista e apresentar Carta do Orientador principal, formalizando a solicitação e justificando a necessidade da inclusão do co-orientador.

 

10. Inscrição


O período de inscrição e normas serão estabelecidos no Edital de Seleção, de acordo com a modalidade do PIC-FAFRAM.

I. Para a IC- SEM Bolsa, o Edital de abertura de inscrições será publicado anualmente, com seleção dos candidatos em fluxo contínuo (em qualquer período do ano).
II. Para a IC-COM Bolsa e a IC-SEM Bolsa - com Auxílio à Pesquisa, os Editais de seleção serão publicados conforme disponibilidade do benefício, com prazo de inscrição específico.

 

11. O Projeto de Pesquisa

O projeto de pesquisa a ser submetido ao PIC-FAFRAM, sob a responsabilidade do docente/pesquisador responsável, deverá observar as seguintes normas de apresentação:

a. Capa contendo os dados do projeto, do aluno e Orientador
b. Sumário
c. Resumo na língua vernácula (máximo 01 página); Palavras- chave;
d. Plano de Atividades do aluno (máximo 5 a 10 páginas), com:
i. Introdução, com Justificativa (com embasamento na literatura) e importância
ii. Objetivo
iii. Metodologia a ser utilizada (Material e Método);
iv. Resultados Esperados;
v. Cronograma de execução das atividades do projeto;
vi. Referências;
vii. Apêndices (se houver)
viii. Anexos (quando for o caso).
e. Informações sobre os Aspectos éticos da pesquisa: projetos de pesquisa que exigem autorizações para sua execução deverão ser submetidos já com as devidas autorizações, anexadas ao projeto de pesquisa. Vide Anexo 03 para as pesquisas que exigem autorizações obrigatórias.

 

12. Seleção e Resultado

a. O processo de seleção e aprovação será realizado pela Comissão do PIC-FAFRAM/FE, com normas e critérios estabelecidos no Edital de Seleção da modalidade.
b. As solicitações serão analisadas pelos seguintes componentes gerais: 1. Projeto de Pesquisa; 2. desempenho acadêmico do aluno; 3. Atividades planejadas; 4. Histórico profissional do Orientador.
c. O prazo médio entre a análise da solicitação e emissão do parecer pela Comissão será de 45 a 60 dias, contados a partir da Reunião Ordinária da Comissão de Iniciação Científica, conforme calendário de reuniões.
13. Compromissos Gerais do Acadêmico
a. Dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa conforme plano de trabalho apresentado.
b. Fazer referência a sua condição de aluno do PIC-FAFRAM, quando das publicações e apresentações dos trabalhos.
c. Entregar os Relatórios de Atividades, parcial e final, à Comissão do PIC-FAFRAM, nas datas estabelecidas no Termo de Compromisso.
d. Participar, com apresentação de trabalho, dos Congressos de Iniciação Científica promovidos pelas Mantidas da Fundação Educacional de Ituverava.
e. Demais compromissos serão estabelecidos nos Editais, de acordo com a Modalidade do PIC-FAFRAM.

 

14. Compromissos Gerais do Orientador

a. Manter o Curriculum Lattes atualizado.
b. Conhecer suas obrigações e direitos, bem como as do aluno sob sua orientação, constantes no Edital.
c. Orientar o aluno nas distintas fases do trabalho científico, inclusive na apresentação dos resultados em eventos acadêmicos e na publicação.
d. Emitir parecer em processos relacionados ao PIC-FAFRAM/FEC quando solicitado pela Comissão do PIC-FAFRAM.
e. Comunicar à Comissão do PIC-FAFRAM o desligamento do aluno, quando isso for necessário; e qualquer alteração no plano e cronograma de atividades do aluno, acompanhada de justificativa detalhada.
f. Comunicar à Comissão do PIC-FAFRAM seu desligamento da FAFRAM/FE, sendo obrigatória a apresentação dos documentos pertinentes ao aluno sob sua orientação (avaliação do desempenho do aluno e Parecer do relatório parcial ou final do aluno).

 

15. Relatórios

Os acadêmicos do PIC-FAFRAM deverão apresentar Relatórios sobre a pesquisa desenvolvida, acompanhados do parecer circunstanciado do orientador e cronograma de execução atualizado.

A entrega dos Relatórios, Parcial e Final, nos prazos estabelecidos no Termo de Compromisso, é requisito obrigatório para que o aluno receba o Certificado do Conclusão.
Os elementos estruturais a conter nos relatórios serão especificados no Edital de abertura de Inscrição.
Os prazos de entrega dos relatórios serão estabelecidos no Termo de Compromisso emitido pela Comissão, no inicio da vigência da iniciação científica do Acadêmico.

 

16. Disposições Gerais

A produção intelectual, científica e acadêmica resultante do PIC-FAFRAM/FE, a esta pertence, resguardados os devidos direitos do autor, conforme previsto em lei, sendo-lhe permitido divulgar sob qualquer meio e a qualquer tempo, mesmo que sob caráter oneroso para terceiros, os resultados da pesquisa.
O projeto executado no Programa de Iniciação Científica poderá ser utilizado como tema do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno, adequando-o às Normas de Elaboração de Monografias da FAFRAM.

 

17. A Comissão do Programa de Iniciação Científica da FAFRAM

A Comissão do PIC-FAFRAM é composta por um (01) Coordenador indicado pela Diretoria e dois (02) docentes de cada Curso de Graduação, indicado pelo Colegiado do respectivo Curso.
Integrantes:

Coordenador: Profa. Dra. Rosangela K. Jomori Bonichelli
Agronomia - Profa. Dra. Anice Garcia
Agronomia - Profa. Tanaiane Beatriz Spoti
Direito - Profa. Me. Cristina Elena Bernardi Iaroszeski
Direito - Prof. Dr. Wander de Bortolli Pereira
Enfermagem - Profa. Dra. Aline Gomes de Campos Nascimento
Enfermagem - Prof. Dr. Sérgio Renato Macedo Chicote
Medicina Veterinária - Prof. Dr. Cleber Jacob Silva de Paula
Medicina Veterinária - Prof. Dr. Daniel Paulino Júnior
Sistema de Informação - Profa. Me. Lidiane Aparecida Kanesiro
Sistema de Informação - Prof. Dr. Rodrigo Tavarayama

 

19. EDITAIS E DEMAIS ARQUIVOS DISPONÍVEIS

Programa de Iniciação Científica Sem Bolsa (PIC_SB - FAFRAM)

EDITAL PIC/ SB-FAFRAM 01/2022

Anexo 01 e 02 – Ficha de Inscrição e Recibo de entrega da inscrição

Anexo 03 – Tipos de pesquisa que exigem autorizações

Apêndice I – Modelo Estrutural para o Projeto de Pesquisa

Apêndice II – Modelo Estrutural para os Relatórios Científicos (Parcial e Final)

Enviar cópia do “Recibo da Inscrição”, para Comissão do PIC-FAFRAM, através do Link:
https://forms.gle/yeBt7BrGpKkUefgs6

Programa de Iniciação Científica Com Bolsa PIC: (PIC_CB – FAFRAM)

Sem publicação no momento

Programa de Iniciação Científica SEM BOLSA, com Auxílio financeiro parcial à Pesquisa (PIC_SB – Com Auxílio à Pesquisa):

Sem publicação no momento

 

20. APÊNDICES, MODELOS E FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO

Anexo 03 - Tipos de pesquisa que exigem autorizações
Apêndice I - Elementos estruturais para o Projeto Pesquisa
Apêndice II - Elementos Estruturais para os Relatórios (Parcial e Final)
Autorização para Uso de Dados
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Formulário de Acompanhamento do Desempenho do Acadêmico – a ser preenchido e encaminhado pelo Orientador junto com os Relatórios Científicos, Parcial e Final
Pedido de Prorrogação de prazo – Solicitação por Formulário eletrônico

 

21. CALENDÁRIO DE REUNIÕES DA COMISSÃO

Serão realizadas reuniões mensais (uma por mês) para análise e aprovação dos projetos e dos relatórios científicos, entre outros assuntos pertinentes.

Calendário