Premiação do Concurso Dia Nacional do Campo Limpo
Foi criado em 2010 com o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, sempre alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
É uma iniciativa do Sistema Campo Limpo, com o objetivo apoiar as instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares por meio de temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Em 2017, a central de Ituverava está levando o PEA para 88 escolas de 16 municípios (Ituverava, Aramina, Buritizal, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Pedregulho, Restinga, São Joaquim da Barra e Sales Oliveira), totalizando 12.088 crianças de 4º e 5º anos. Das 88 escolas participantes do PEA, 36 delas também participaram dos concursos de desenho e redação. Nesta edição, o tema estabelecido foi “A Escola no Desafio dos Resíduos”, uma questão desafiadora que foi refletida com educadores e estudantes no programa em 2017.
O resultado destaca a capacidade criativa dos alunos do 4º e 5º anos. Os trabalhos recebidos traduzem a leitura das crianças sobre pontos como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a gestão compartilhada entre os diversos agentes da sociedade e o desafio de construir um futuro mais sustentável para o planeta.
Os trabalhos foram selecionados inicialmente numa etapa local, onde a Comissão Julgadora, composta por Secretários de Educação, se reuniram na Faculdade Dr. Francisco Maeda no dia 05 de setembro de 2017, para a escolha do primeiro, segundo e terceiro lugares nos concursos de Desenho e Redação.
No dia 28 de Setembro de 2017, houve a premiação dos finalistas no salão nobre da Fundação Educacional de Ituverava. Os prêmios, patrocinados pela empresa Arysta e DuPont foram:
1º Lugar : Bicicleta de 18 marchas
2º Lugar : Celular 4,5’
3ª Lugar : Tablet 7’
Segue abaixo os nomes dos alunos finalistas e escolas vencedoras:
CONCURSO DE DESENHO (4º ano):
1º lugar: Luisa Manfrida de Andrade - Colégio Municipal José Coutinho Pereira – Professor: Edmilson Rodrigues de Faria - Coordenadora: Rita de Cássia Marangoni Molina - Sales Oliveira/SP
2º lugar: Thifanny Mariane Veloso Barros - EMEB Professor Fausto Alexandre – Professora: Rita de Cássia Vilefort Costa – Orientadora Educacional: Flávia Colombini - Franca/SP
3º lugar: João Pedro Alves da Silva - EE Prof.ª Graziela Malheiro Fortes – Professora: Rosinéia Teixeira – Coordenadora: Dirce Lopes Inácio. Coordenadora: Lúcia H. C. Paulino. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino: Adalgisa Muniz A. Gracioli - São Joaquim da Barra/SP
CONCURSO DE REDAÇÃO (5º ano):
1º lugar: Rhayandra dos Santos Nogueira - EMEB Diamantino Ribeiro Pereira. Professora: Adriana Martinez Teixeira. Diretor: Nelson Moura Junior. Secretário da Educação: Jader Luis Lopes da Silva - (Pioneiros)Guará/SP
2º lugar: Carlos Eduardo Silva - EMEB Antônio Silva Melo – Professor: André A. Toledo Pollo. Coordenadora: Dora Augsta Baldochi Mafra- Nuporanga/SP
3º lugar: Sarah Oliveira Dias Santos - Colégio Nossa Senhora do Carmo (COC) – Professora: Maria Auxiliadora Avanci Teixeira. Coordenadora: Carlene Paulina de Paula Silva Lima - Ituverava/SP
Abaixo segue trabalhos dos ganhadores da etapa local de Desenho e Redação do Concurso do Programa de Educação Ambiental (PEA) 2017. Figuras: 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
Figura 1: Desenho ganhador em primeiro lugar
Figura 2: Desenho ganhador em segundo lugar
Figura 3: Desenho ganhador em terceiro lugar
Figura 4: Redação ganhadora em primeiro lugar
Figura 5: Redação ganhadora em segundo lugar
Figura 6: Redação ganhadora em terceiro lugar
Os primeiros lugares do concurso de redação e desenho da etapa regional foram enviados para o inpEV no dia 06 de Setembro de 2017, e participarão da etapa Nacional. Nesta etapa, os desenhos e redações serão avaliados por um júri diverso formado por profissionais do campo socioambiental, da comunicação, da educação e representantes do inpEV.
A Etapa Nacional premiará os três trabalhos vencedores com: um tablet de tela 7” para cada um dos três alunos vencedores; um notebook com tela de 14” para cada um dos três professores e um projetor multimídia para cada uma das três escola.
A Central de Ituverava juntamente com a FAFRAM e Fundação Educacional parabeniza os vencedores deste ano e agradece a participação de todos os alunos, professores, coordenadores dos 16 municípios participantes. Todos são vencedores!
Dia Nacional da Responsabilidade Social na FAFRAM
Central da FAFRAM comemora Dia Nacional do Campo Limpo
Comemorado em todo o Brasil desde 2004, o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) chegou à sua décima terceira edição em Ituverava ontem, sexta-feira, 18 de agosto. Para marcar a data, a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, desenvolveu diversas atividades.
O evento ocorreu das 8h às 16h, na própria central, no campus II da Fundação Educacional de Ituverava, na Rodovia Jerônimo Nunes Macedo, Km 1, próximo ao Aeroporto Municipal.
Nesse dia, a Central abriu suas portas à comunidade, que teve a oportunidade de conhecer todas as etapas do trabalho desenvolvido pela unidade de recebimento, além de participar de atividades culturais e educacionais que incentivam a preservação do meio ambiente.
“Em 2017, a central de Ituverava está levando o Programa de Educação Ambiental (PEA) para 88 escolas de 16 municípios (Ituverava, Aramina, Buritizal, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Pedregulho, Restinga, São Joaquim da Barra, Sales Oliveira), totalizando 12.088 crianças de 4º ano e de 5º ano, que também irão participar, dos concursos de desenho (6.105 crianças) e redação (5.983 crianças)”, explica a coordenadora da central, a professora Regina Eli de Almeida Pereira.
Atividades
“Dentro das atividades propostas pelo inpEV para o Dia Nacional do Campo limpo deste ano, estamos promovendo as seguintes atividades: ação com agricultores do assentamento Nossa Terra de Batatais (com visita técnica e orientações sobre a Central de Embalagens); Ação Comunitária (em que a central realizará ainda este mês de agosto o plantio de mudas de árvores na EMEF ‘Professor Antônio Josino de Andrade’); DNCL na Escola (onde os próprios professores desenvolvem projetos dentro do tema proposto) e DNCL Universitário (em que universitários e estudantes de escolas técnicas da região, recebem palestras sobre o Sistema Campo Limpo e realizam uma visita na Central de Ituverava)”, observa Regina.
Trabalho desenvolvido
O diretor da Fafram, Márcio Pereira, fala sobre o evento. “Foram momentos muito importantes para a Fafram e para a sociedade que tem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na Central, lembrando que a Faram é a única instituição de ensino superior do Brasil que mantém uma central de recebimento de embalagens”, afirma Márcio Pereira.
Dia do Campo Limpo
Desde 2004, o a Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) já reuniu mais de 1 milhão de pessoas de todo o Brasil para compartilhar os resultados do Sistema Campo, que é referência mundial.
A iniciativa une o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas, na destinação de embalagens vazias de agrotóxicos –, agricultores, distribuidores, escolas, autoridades e a comunidade para incentivar a conservação ambiental no campo.
Fotos
Fonte: Tribuna de Ituverava