Professora da FAFRAM participa de Workshop Internacional em Campinas
Objetivo foi apresentar aspectos para uma agricultura sustentável, dentro de um cenário de rápida evolução da mudança climática
Nos dias 7 e 8 de maio, a professora de Meteorologia Anice Garcia, que faz parte do corpo docente da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), participou do “International Workshop Strengthening Weather and Climate Services in a Sustainable Agriculture and Climate Change Perspective Through Communication and Dissemination”, em Campinas. O evento reuniu profissionais de 11 países.
Participaram do workshop várias autoridades, entre elas a secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, Monika Bergamaschi; o cônsul da Itália no Brasil e diretor da Divisão de Agrometeorologia da Organização Meteorologia Mundial, Dr. Robert Stefanski; o diretor do INMET, Dr. Antônio Divino Moura; o coordenador da APTA/SAA, Dr. Orlando Melo de Castro; o representante da OMM no Brasil, Dr. José Camacho e o coordenador da CATI, Engenheiro Agrônomo José Carlos Rossetti; além de vários profissionais da área.
O Encontro foi coordenador por Orivaldo Brunini, do IAC e responsável pelo Centro integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO). A organização é da FUNDAG e APTA.
“O principal objetivo foi apresentar aspectos para uma agricultura sustentável, dentro de um cenário de rápida evolução da mudança climática. Neste contexto, a comunicação tem papel fundamental para a disseminação de informações-chave, que visem à difusão do aperfeiçoamento tecnológico e o favorecimento das ações de transferência de tecnologias”, explicou a professora Anice, em entrevista à Tribuna de Ituverava.
Mais acessível
Segundo ela, durante o workshop foi discutida a preocupação de tornar conhecimentos técnicos cada vez mais acessíveis a todos, de forma fácil, rápida e objetiva.
“O evento foi bastante interessante, tendo sido sucinto e ao mesmo tempo esclarecedor, no que tange a nossa realidade, frente aos diversos países participantes e da preocupação generalizada em se desenvolver meios eficientes de disseminar os dados meteorológicos e com a qualidade e sua aplicabilidade. Vale, por fim, salientar a organização, a escolha dos convidados, o controle nos trâmite dos trabalhos e a pontualidade, que foram impecáveis”, concluiu Anice.
Fonte: Tribuna de Ituverava