Fundação Educacional de Ituverava

Autoavaliação Institucional

A FAFRAM PROMOVE UMA AUTOAVALIAÇÃO PERMANENTE

O processo de autoavaliação interna vem ao encontro com a política adotada pela FAFRAM desde a sua criação em Julho de 1987. A regulamentação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14/04/04, através das dimensões propostas, muito contribuiu para o avanço e o aperfeiçoamento da nossa autoavaliação. Até o ano de 2003, a avaliação interna da nossa instituição estava sendo realizada nas bases preconizadas pelo Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).

Desde a primeira avaliação das condições de ofertas de curso, realizada em 2000, a

FAFRAM muito evoluiu, não só no aspecto físico, mas principalmente, no que se refere à organização institucional, absorvendo sempre as sugestões de mudanças propostas pelos especialistas que nos visitaram.

A instituição preocupada com a qualidade de suas ações, colocou a avaliação como uma de suas prioridades, por acreditar ser este um veículo imprescindível dos indicadores de sucesso e de obstáculos de seu projeto pedagógico. O modelo de escola que se objetiva é aquele em que o ensino, a pesquisa e a extensão devem ser sistematicamente integrados e voltados para os problemas da sociedade.
Essa preocupação deve nortear as ações cotidianas da prática acadêmica, necessitando da vontade e do empenho de todo o corpo social que participa desse processo.

Existe no âmbito da instituição um consenso de que a autoavaliação, enquanto ato pedagógico, propiciou a construção de uma consciência institucional nos diversos segmentos do corpo social e da sociedade, com vista à compatibilização da política nacional de educação superior com o plano de desenvolvimento institucional (PDI) e o projeto pedagógico da instituição (PPI).

Durante estes cinco anos (2005 a 2010), que separam o primeiro relatório de autoavaliação interna e as ações desenvolvidas para a elaboração do ultímo relatório, muitas mudanças foram implantadas dentro da instituição. Através da reflexão e discussão junto aos órgãos colegiados, foram definidos parâmetros que contribuíram para a consolidação de ações visando a melhoria e qualidade do processo de ensino-aprendizagem, bem como uma interação mais sinérgica entre a instituição e a comunidade.

Como objetivo geral, a autoavaliação nesse período de três anos, proporcionou a obtenção do autoconhecimento como subsidiário ao planejamento institucional e para o alcance da finalidade de excelência na função ensino-pesquisa-extensão.
Os objetivos específicos da autoavaliação foram promover a sistematização de atividades, articular o processo de avaliação com todas as demais ações da instituição e promover o envolvimento, no processo de avaliação, do corpo social e da sociedade nas atividades da instituição.

Os relatórios disponíves ao lado para download apresenta os passos evolutivos da autoavaliação, de 2005 a 2012, os núcleos constitutivos de processo avaliativo, a missão da instituição e seus avaliados, com os resultados das concepções do corpo social e de representantes da comunidade.
RELATÓRIO
ANO
DOWNLOAD
Relatório Final
2024
Relatório Final
2022/2023
Relatório Final
2020
Relatório Final
2020/2021
Relatório Distânciamento Social
2020
Relatório Final
2017/2018
Relatório Final
2019
Relatório Final
2014
Relatório Final
2016
Relatório Final
2011
Relatório Final
2013
Relatório Final
2012
Relatório Final
2010
Relatório Final
2009
Relatório Final
2008
Relatório Final
2005