Imprimir

Baixas temperaturas chegam a Ituverava

AddThis Social Bookmark Button

Clima frio antecipa inverno, um mês antes de sua chegada oficial

Ainda é outono, mas o clima já está com cara de inverno. Para a região Sudeste, ao que tudo indica, a estação mais fria do ano já chegou – quase um mês antes do início oficial.

Na última semana, Ituverava registrou temperaturas mínimas de 11,8º C, de acordo com os medidores da Faculdade Dr. Franscico Maeda (Fafram). “A frente fria que avançou pelo Brasil no último final de semana fez com que temperaturas diminuíssem e ainda trouxe chuva, coisa não muito comum para o mês de maio, que é marcado por ser o início da estação seca na região Sudeste”, explicou a professora de Meteorologia da Fafram, Anice Garcia.

Segundo ela, para Ituverava, as temperaturas normais climatológicas registradas entre os trimestres de junho, julho e agosto seriam de máximas de 28°C e mínimas de 13°C aproximadamente.

Anice também alerta: o clima deverá continuar com “cara” de inverno. “Com o declínio do fenômeno La Niña – que vem ocorrendo gradualmente desde março deste ano –, a previsão climática de consenso pelos Centros de Meteorologia indicam que as temperaturas esperadas para o inverno estejam dentro da normalidade, isto é, tenham características típicas da estação”, assegurou a professora.

Ela ressalta ainda que, nessa época do ano, é comum a ocorrência de frentes frias. “Também estamos observando a entrada de massas de ar frio que, dependendo da sua trajetória e intensidade, provocam quedas de temperatura bruscas, como as que ocorreram nessa semana. Esta situação poderá voltar a ocorrer durante todo o período. Em resumo, as previsões apontam para um inverno normal, ou seja, dias com temperaturas baixas e noite bastante frias”, disse Anice.

Previsão
Para o final de semana, a previsão é que as temperaturas se mantenham baixas na região. A mínima deverá ser registrada na madrugada de hoje: 13º C, e a máxima será de 28º C. O clima segue nesta faixa até meados da próxima semana, quando uma nova frente fria derruba ainda mais as temperaturas.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next