Imprimir

Fafram firma parceria para uso da plataforma Google For Education

AddThis Social Bookmark Button

Plataforma permitirá o acesso a ferramentas e ao ambiente digital de ensino, com espaço ilimitado em nuvem virtual

banner-googleCom o desafio de levar a educação a um novo patamar de qualidade, a Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram) fechou uma parceria com o Google for Education.

A parceria com o Google, considerada a maior empresa de tecnologia do mundo, para a implantação da plataforma educacional colaborativa está sendo realizada através do curso de Sistemas de Informação da Fafram, com consultoria da empresa de tecnologia educacional Nuvem Mestra, uma das que representa o Google for Education no Brasil.

Alunos e docentes poderão acessar a plataforma através de contas individuais de e-mail, que permitirão o acesso a ferramentas e ao ambiente digital de ensino, com espaço ilimitado em nuvem virtual.

Como funciona a Google For Education


Para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da plataforma educacional, a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Lidiane A. Kanesiro, concedeu entrevista, onde ressaltou que a parceria é inovadora e coloca a Fafram em um patamar diferenciado, com a oferta de novas ferramentas tecnológicas.

“A Google for Education é uma ferramenta simples e poderosa que potencializa a relação entre professores e alunos, de colaboração e de aprendizagem e possibilita o acesso com finalidade pedagógica a diversos aplicativos”, observa.

“A plataforma traz diversos benefícios a aprendizagem, entre eles proporcionar aos alunos maior autonomia na construção do conhecimento, acesso a recursos/aplicativos que facilitam a aprendizagem e a oportunidade de ampliar suas possibilidades de pesquisa e criação, em um ambiente colaborativo e em contato com diversos conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar”, destaca a professora.

Conteúdo diversificado

Diversos conteúdos do universo Google também serão disponibilizados para docentes da instituição. “O que tornará as aulas mais dinâmicas. Além disso, os professores poderão guardar todo o seu material de forma segura em um espaço ilimitado e ainda terão a possibilidade de compartilhar materiais e experiências com professores de qualquer lugar do mundo”, ressalta.

O diretor da Fafram, Márcio Pereira, fala sobre a escolha pela Google for Education. “Optamos por essa plataforma por ser moderna e interativa, o que vai proporcionar uma interação e comunicação melhor com os nossos alunos, que são muito atualizados nas novas tecnologias”, afirma.

“Como a Fafram, desde a sua implantação, em julho de 1987, oferecia 100% dos conteúdos curriculares dos cinco cursos oferecidos atualmente de forma presencial e, devido à pandemia, passou a ofertá-los de maneira remota, essa nova plataforma vai permitir uma padronização dos procedimentos dos professores e colaboradores, proporcionando melhor atendimento aos alunos e contribuindo também para aprimorar a comunicação interna e com a comunidade”, declara o diretor.

Fafram realiza live beneficente para celebrar parceria

Para o lançamento da parceria entre a Fafram e a Google For Education, a instituição programou para a próxima quinta-feira, 30 de julho, uma live beneficente em seu canal no Youtube, a partir das 17h.

A transmissão, que também marcará a estreia do canal oficial da Fafram, contará com show da dupla Alex Viola & Caiio Silveira, além da participação remota de professores, coordenadores, alunos e comunidade.

Durante a live também haverá arrecadação de alimentos e produtos de limpeza e higiene, que serão destinados ao Abrigo de Idosos Comendador “Takayuki Maeda”, Apae, Grupo ASA e Rotary Club de Ituverava.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Horários de Aulas 2º Semestre de 2020

AddThis Social Bookmark Button

Já estão disponíveis para os alunos os horários de aulas dos cursos da FAFRAM para o segundo semestre de 2020. Todos os horários estão sujeitos a alterações.

 

 


Segue horários por curso:
 
Imprimir

Seleção para monitoria em enfermagem

AddThis Social Bookmark Button

banner-monitoria-enfermagem

Estarão abertas as inscrições ao exercício de MONITORIA junto a Secretaria Geral da Faculdade "Dr. Francisco Maeda" - FAFRAM, em uma disciplina específica ou conjunto de disciplinas afins, obrigatórias em estruturas curriculares dos cursos de graduação, sempre em colaboração com a atividade de ensino.

O exercício da MONITORIA deverá propiciar condições que favoreçam o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos dos cursos de graduação, por meio de colaboração nas atividades de ensino, articulados com as de pesquisa e de extensão, da(s) disciplina(s) objeto da monitoria.

Cabe ao aluno monitor colaborar nas atividades de ensino sob a orientação do(s) professor(es) orientador(es), com o título de Mestre, no mínimo.

EDITAL COMPLETO

Imprimir

Formandos da Fafram recebem diplomas em esquema drive thru

AddThis Social Bookmark Button

Solenidade foi realizada no último dia 2 de julho, no Campus II da FE

banner-fafram-colacao-driveA Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, promoveu, dia 2 de julho, as solenidades de formatura das turmas de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária e de alguns estudantes do curso de Enfermagem.

Diferente do tradicional, a colação de grau foi realizada de duas formas: em esquema drive thru no Campus II da FE, e on-line, devido à pandemia do novo coronavírus.

Medicina Veterinária

O padrinho da 23ª turma de Medicina Veterinária, que recebeu o nome de “Prof. Dr. Fabrício Bernardo de Jesus Brasil”, foi o professor Dr. Silvio de Paula Mello, o paraninfo professor Msc. Luiz Roberto Pena de Andrade Jr. e a patrona, a professora Dra. Elzylene Léga.

Curso de Agronomia

A 58ª turma de Engenharia Agronômica, que recebeu o nome de “Professora Dra. Anice Garcia”, foi amadrinhada pela professora Dra. Letícia Ane Sizuki Nociti Dezem e teve como paraninfa, a professora Dra. Lívia Cordaro Galdiano Chicone. O patrono da turma foi o professor Dr. José Antônio de Souza Rossato Júnior.

Normas de segurança

O diretor da Fafram, Márcio Pereira fala sobre a importância da instituição formar novas turmas. “As colações de grau foram realizadas ao ar livre na Fafram, no sistema drive thru, obedecendo todas as normas de segurança e distanciamento, e os formandos e seus familiares puderam participar dentro de seus carros”, afirma.

“Esses novos profissionais já saem do curso inseridos no mercado de trabalho. Os formandos em Agronomia e Medicina Veterinária poderão atuar no segmento do agronegócio, contribuindo com a segurança alimentar, bem-estar animal e com a produção de alimentos para abastecer a população brasileira e do mundo”, observa o diretor.

“Já os profissionais de Enfermagem estão preparados e poderão auxiliar na frente de combate da pandemia de coronavírus que estamos enfrentando”, completa Márcio Pereira.

Presidente deseja sucesso aos formandos

O presidente da FE, o empresário César Luiz Mendonça parabeniza os formandos. “Em nome da Fundação Educacional de Ituverava parabenizo os formandos dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Enfermagem, da Fafram”, diz.

“Desejo sucesso aos novos profissionais, em suas carreiras e vidas pessoais, felicidades em suas formações de famílias e que sejam referências nacionais, pois esse é o objetivo da instituição, formar pessoas capazes de contribuir para o futuro da nação, do país e da humanidade”, afirma o presidente.

“Os enfermeiros auxiliando na área da saúde, os médicos veterinários cuidando do setor animal para a produção de proteína para alimentação do mundo e os agrônomos, sendo responsáveis pelo grande pilar mundial, que é a alimentação. Então, em nome de toda a diretoria da FE, agradeço o apoio de todos os professores que sempre lutaram, de acordo com a missão e preocupação em formar profissionais técnicos, éticos e capazes”, enfatiza;

“Que os formandos tenham a benção de Deus e que sejam profissionais considerados como referência. Contem com a Fafram e a Fundação Educacional de Ituverava em qualquer hora e situação, para apoiar e contribuir para o desenvolvimento de suas funções”, completa o presidente César Mendonça.

Alunos destaques

Durante a cerimônia também houve premiação dos alunos que obtiveram os melhores desempenhos acadêmicos em cada curso e em seus trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Os alunos dos curso de Agronomia e Medicina Veterinária que se destacaram foram Ana Flávia Casanova e Júlia Caputo. “Poder concluir um curso superior é motivo de felicidade. Esse era meu sonho e saber que consegui chegar até aqui, dando o meu melhor e levando comigo ótimas lembranças, já era motivo de muita felicidade e realização. Mas, concluir a faculdade e ser considerada a aluna com o melhor desempenho da turma, me faz sentir totalmente realizada, com a sensação de que tudo valeu a pena, nada foi perdido”, afirma Ana Flávia Casanova. “Todo esforço, dedicação, preocupação e, até mesmo, os erros foram fundamentais para que eu pudesse olhar para frente e soubesse que preciso prosseguir, continuar buscando conhecimento e novas experiências, para que isto reflita no meu trabalho futuramente”, diz. “Nesta nova fase, desejo colocar em prática tudo aquilo que aprendi e continuar aprendendo, buscando contribuir com todos aqueles que contarem com o meu trabalho. Quero crescer na área acadêmica e poder um dia também transmitir conhecimento a muitas outras pessoas. Sou muito grata a Fafram e a todo o corpo docente que me ajudaram a realizar este sonho. Obrigada”, completa Ana Flávia Casanova.

Melhores TCCs Os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso foram produzidos pelos estudantes Marcos Paulo Bocalon e Ariel Feiria Gomes, dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, respectivamente. “O tema que desenvolvi no meu TCC foi “Produtividade quali-quantitativa da cana-de-açúcar sob adubação organomineral” e o que mais me motivou a desenvolver esse tema foi a oportunidade de inovar e trabalhar uma nova forma de adubação com organomineral em uma das culturas de maior importância, como a cana-de-açúcar”, afirma Marcos Paulo.

O médico veterinário Ariel Feiria Gomes fala sobre o tema que escolheu para o seu TCC. “Escolhi Sistema de Climatização por aspersores na pré-ordenha para vacas girolando. Decidi abordar esse assunto porque vejo que a maioria das propriedades que produzem leite no Brasil são de pequenos produtores”, afirma. “E qualquer coisa estratégia para melhorar a pré-ordenha conseguimos fazer esse produtor ter um lucro a mais sem a necessidade de um investimento alto”, observa. “Então, por meio desse sistema conseguimos aumentar a produção de leite desses produtores e deixar suas vacas mais tranquilas, com um gasto muito baixo. Minha meta para o projeto foi ajudar produtores pequenos e melhorar o bem-estar dos animais, porque isso faz com que ele reproduza melhor, tenha melhor disposição, alimentação e transformação de energia”, enfatiza Ariel Feiria Gomes.

A nova médica veterinária Julia Caputo Pereira também fala sobre a conquista. “É uma honra receber esse reconhecimento da instituição onde me dediquei e absorvi as melhores experiências para minha vida. Fiquei muito feliz e espero as melhores coisas do universo, não só para minha carreira, como para todos da minha turma. Com os problemas atuais, a incerteza fica bem aflorada, mas devemos manter o pensamento positive e dar o nosso melhor”, afirma Julia Caputo Pereira.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Dia de Campo de Soja é realizado na Fafram

AddThis Social Bookmark Button

O evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre alunos e produtores de Ituverava e região

banner-dia-de-campo-2020A Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram) sediou na última quinta-feira, 20 de fevereiro, o Dia de Campo de Soja. O evento foi promovido pela AgroMais (Empresa Júnior) em parceria com as empresas Dedeagro, Bayer, Biosoja e TMG, com apoio da Fundação Educacional de Ituverava e Fafram.

O evento que reuniu cerca de 100 pessoas, entre alunos e produtores de Ituverava e região, teve como objetivos proporcionar conhecimentos técnicos aos participantes, a oportunidade de adquirirem experiência e promover maior interação entre alunos, empresas e produtores.

“A intenção é mostrar o resultado do manejo na cultura da soja, com o portfolio de produtos (químico, foliares e adjuvantes) e os cultivares testados”, afirma a professora do curso de Agronomia da Fafram, Priscila Sawasaki Iamaguti.

Desafio

O Dia de Campo de Soja, segundo a docente, é sempre um novo desafio para os integrantes da Empresa Júnior, em relação a quesitos como organização, interação e compromisso.

“Cada um de nós desempenha uma função e tem cargo e atribuições. Para os participantes, é uma ótima oportunidade para adquirir conhecimentos técnicos, trocar experiências, ampliar e melhorar o networking”, observa a professora Priscila Sawasaki Iamaguti.

Feedback

“Foi uma oportunidade muito importante para o crescimento profissional e pessoal dos alunos, pois estimula a nossa maturidade para ingressar no mercado de trabalho e alcançar os nossos objetivos profissionais. Sei que esse dia vai refletir de forma positiva na minha carreira, por isso, estou muito satisfeito em estar tendo a chance de participar desse evento”, destaca Lucas Castro.

“Faz três anos que sou aluna da Fafram e participo do Dia de Campo desde então. Todas as edições têm sido muito proveitosas, pois nos permite aprimorar conhecimentos, conhecer novas pessoas, trocar experiências e ampliar o nosso networking, uma ferramenta importante para ingressar no mercado de trabalho. Com certeza, a experiência que adquirimos através de eventos como esse, fará a diferença em nosso currículo”, disse Sabrina Cristina Barroso Tavares.

Imprimir

Exames Finais - Horários de todos os cursos e disciplinas

AddThis Social Bookmark Button

Horários dos Exames Finais 2020/1.

Confira as datas de exame de todas as disciplinas separadas por curso, escolha abaixo seu curso:

Engenharia Agronômica

Direito

Enfermagem

Medicina Veterinária

Sistemas de Informação

Imprimir

Fafram ministrará curso no Peru a partir de fevereiro

AddThis Social Bookmark Button

Ação faz parte do convênio entre FE e Universidad Nacional Amazônica de Madre de Dios

banner-aulas-peruDando continuidade ao seu processo de internacionalização, a Fundação Educacional de Ituverava se prepara para um importante projeto que será desenvolvido a partir de fevereiro: um curso ministrado por professores da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram) voltado a profissionais, produtores e estudantes do Peru, por meio de convênio firmado entre a FE e a Universidad Nacional Amazônica de Madre de Dios (UNAMAD).

Para discutir o assunto, foi realizada uma reunião nessa semana, com participação do presidente da FE, Pedro César Galassi; do representante da UNAMAD, Ronald Román Dioses Córdova; do diretor da Fafram, Márcio Pereira e das professoras Regina Eli de Almeida Pereira e Rosângela Kiyoko Jomori Bonichelli, que será a coordenadora do curso no Peru.

Com previsão para iniciar dia 27 de fevereiro e com duração de três a quatro meses, o curso ministrado no Peru será focado na área de Zootecnia, com ênfase em Aquicultura. Ele será dividido em 3 programas e envolverá profissionais da Fafram selecionados pela professora Rosângela.

“Os programas serão divididos em módulos, que abordarão técnicas para produção de peixes e camarões, estudo de mercado e planejamento e gestão. Além dos módulos que ministraremos presencialmente, o curso terá uma etapa virtual, em que ofereceremos uma assessoria para esclarecer dúvidas e promover orientações. Ao fim do curso, os participantes passarão por uma avaliação”, explica a coordenadora do curso.

Importância do convênio

Todos os custos do curso – como viagem, alimentação e hospedagem – serão de reponsabilidade da UNAMAD, instituição que, desde o ano passado, tem recebido apoio da Fundação Educacional de Ituverava.

“Esse convênio é de extrema importância, pois permite uma troca significativa de conhecimentos e tecnologias. Além do curso, que é muito importante para nós, em breve receberemos três estudantes do Peru que cursarão Medicina Veterinária na Fafram, por meio desse convênio”, destaca o diretor da Fafram, Márcio Pereira.

Parceria

O presidente da FE Pedro César Galassi fala sobre a parceria. “Além de difundir a nossa marca internacionalmente, permite que cada instituição some conhecimentos à outra na área em que é mais forte. Também teremos intercâmbio de alunos, podendo cada instituição enviar dez alunos para a outra”, enfatiza.

“É um passo importante nesse projeto de internacionalização da FE, que tem gerado resultados significativos. Em breve esperamos ser tão conhecidos em outros países quanto somos no Brasil”, destaca o presidente.

“Nossa expectativa para o curso é muito positiva, assim como para todas as ações que serão desenvolvidas por meio dessa parceria entre a UNAMAD e a Fafram, ou seja, é a Fafram levando conhecimento para fora do país”, enfatiza Pedro César Galassi.

Convênio

Firmado no ano passado, o convênio entre FE e UNAMAD prevê, entre outros benefícios para as instituições, a viabilização de intercâmbio de estudantes e professores e a realização de pesquisas acadêmicas.

Para que a parceria fosse formalizada, a Fafram passou por uma rigorosa avaliação na infraestrutura, quando foram verificadas diversas questões que constataram que a instituição atende às exigências.

Foram analisados, por exemplo, critérios referentes ao PDI (Plano de Desenvolvimento da Instituição), biblioteca, laboratórios, Hospital Veterinário, Fazenda Experimental, capacidade de atualização, grade pedagógica e corpo docente.

Veja Também

Prev Next