Imprimir

Horários de Aulas 2º Semestre de 2019

AddThis Social Bookmark Button

Já estão disponíveis para os alunos os horários de aulas dos cursos da FAFRAM para o primeiro semestre de 2020. Todos os horários estão sujeitos a alterações.

 

 


Segue horários por curso:
 
Imprimir

ADITAMENTO DE DILATAÇÃO NOVO FIES - 01/2020

AddThis Social Bookmark Button

banner-comunicado-fies-2020

Prazo: 15 de dezembro a 15 de janeiro de 2020

O prazo para a realização da Dilatação 1/2020 teve início em 15/12/2019 e é permitido aos estudantes com período de utilização contratado até 2/2019.

Para efetivação, o estudante solicita a dilatação diretamente no SIFES, até o dia 15/01/2020. A solicitação deve ser validada pela CPSA/IES de vinculação, para que possa realizar o Aditamento de Renovação semestral 1/2020.

O prazo para o Aditamento de Renovação do semestre 1/2020 será divulgado nos próximos dias.

Imprimir

Atenção Aluno Bolsista - Prorrogação do Prazo

AddThis Social Bookmark Button

banner aluno bolsista

A Fundação Educacional de Ituverava comunica que em cumprimento ao disposto na legislação em vigor (Lei Nº 12.101/09), o aluno bolsista deverá realizar o processo de renovação de Bolsa de estudo, que estará disponível para preenchimento no Aluno Online pelo site https://academico.feituverava.com.br , a partir 01/10/2019 para que seja reavaliada a situação socioeconômica.

Desta forma, os documentos deverão ser digitalizados e anexados ao processo de renovação conforme consta no site, até o dia 07/11/2019 (impreterivelmente).


Obs: É obrigatório apresentação dos documentos originais dos candidatos e membros do grupo familiar para a conferência, na Fundação Educacional, no Setor Comercial, no Campus l.


Relação de Documentos

Observação: Podem ser solicitados documentos que a comissão julgar necessário.


O não cumprimento da entrega do requerimento digitalizado no prazo estipulado implicará no cancelamento imediato da Bolsa de Estudo concedida na forma da Lei supracitada.

Imprimir

Perito ministra curso sobre Investigação Criminal

AddThis Social Bookmark Button

Evento foi realizado na Fafram pelo professor Dr. Wander de Bortoli Pereira

banner-curso-wanderNo dia 30 de novembro, foi realizado nas instalações da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), o 1º Curso Prático de Investigação Criminal (CSI) da FAFRAM – Local de Crime Simulado, ministrado pelo professor Dr. Wander de Bortoli Pereira, que é Perito Criminal do Estado de São Paulo, e atua em Ituverava e região.

Cerca de 37 pessoas participaram do curso, que inicialmente era voltado para alunos dos cursos de Direito, Agronomia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Sistemas de Informação, interessados em prestar concurso público na área de Segurança Pública. Contudo, atendendo a pedidos, foi aberto para o público externo, como alunos da Etec, DeMolays e egressos da faculdade. O objetivo do curso foi demonstrar os principais procedimentos das Polícias Militar, Civil e Científica sobre crimes que atentam contra a vida, como suicídio, homicídio e mortes violentas, além de ressaltar a importância dessas instituições e da própria população, para a efetivação da segurança pública e da Justiça.

“O nosso intuito principal foi mostrar que os crimes deixam marcas, vestígios e indícios que serão utilizados como provas para o Delegado de Polícia instruir o inquérito policial, bem como fornecer ao Ministério Público, as provas de existência do crime e os indícios suficientes de autoria, ou seja, os elementos essenciais para propositura da ação penal”, afirma o perito.

“Destacar a relevância das provas robustas na comprovação da verdade, dos fatos para facilitar o julgamento do juiz ou o convencimento do tribunal do júri para a realização da Justiça”, observa.

Temas Principais

Dentre as pautas do curso estiveram assuntos relacionados à Segurança Pública, como a importância da orientação e conscientização das pessoas frente aos crimes, indicando como agir, o que evitar a quem recorrer nos casos de suicídio, homicídio entre outros crimes.

“A preservação do local de crime, com destaque para as atribuições da Polícia Militar na preservação da cena do crime, a competência da Polícia Civil na persecução penal e investigação criminal e a relevância e força das provas periciais realizadas pela Polícia Técnico Científica, também foram alguns dos assuntos que permearam a atividade”, destaca.

“Por fim, foi debatida a importância dos elementos essenciais, como prova de existência do crime e indícios suficientes de autoria, para a realização da Justiça pelo juiz ou Tribunal do Júri”, enfatiza.

Feedback

O feedback sobre o workshop, segundo o perito, foi muito positivo, onde os participantes tiveram a oportunidade de viver uma experiência marcante. “Muitos afirmaram ter adquirido um conhecimento que levarão para a vida. Simular de forma tão real, uma cena de crime, despertou a atenção para o nosso bem mais precioso: a VIDA”, destaca.

“Também acredito que todos conseguiram refletir sobre o valor da sua vida e de seus familiares e, que ninguém pode atentar contra a vida de outrem sem ser responsabilizado pela Justiça”, diz.

“O sucesso do curso foi demostrar que, contra fatos verdadeiramente provados não há argumentos. Com provas fortes é possível lutar pelo Direito para que a Justiça seja feita”, declara Bortoli, acrescentando que muitas pessoas que ficaram sabendo do evento depois, demonstraram interesse em participar do próximo curso, que deve ocorrer em 2020.

Realização

Promovido por Dr. Wander Bortoli Pereira, que também é professor no curso de Direito da Fafram, com pós doutorado (Ph.D.) em Criminologia e em História do Direito, Filosofia e Constituição, a iniciativa contou com o apoio do diretor da Fafram, Márcio Pereira e da Polícia Militar.

“Contamos com a importante colaboração do comandante da Polícia Militar, Helder Antônio de Paula, que enviou uma excelente equipe formada pelo subtenente Eugênio Luiz de Paula e o cabo Marcelino, para fazer a preservação do local de crime e representando a Polícia Civil. Também contamos com a parceria do delegado André Luís Jardini Barbosa”, afirma. “O corpo docente da Fafram, principalmente, a coordenadora da Enfermagem Daniela Sarreta Ignácio, a professora da Medicina Veterinária Aline Gomes, juntamente com a Alessandra também não mediram esforços para o sucesso do curso. Contamos também com o apoio dos acadêmicos do curso de Direito, Gabriel Godoi e Luís Pedro Rosa da Silva, além da equipe de Marketing da FE”, completa o perito criminal, Dr. Wander de Bortoli Pereira.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Convite - Abertura da 30ª Semana Agronômica e 15ª SECIMEV

AddThis Social Bookmark Button

banner-convite

A FAFRAM através dos diretórios acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária realizará entre 28 a 31 de Outubro a 30ª Semana Agronômica e 15ª SECIMEV (Semana da Medicina Veterinária)

Convite Semana Agronomia e SECIMEV

Imprimir

Exames Finais - Horários de todos os cursos e disciplinas

AddThis Social Bookmark Button

Horários dos Exames Finais 2019/2.

Confira as datas de exame de todas as disciplinas separadas por curso, escolha abaixo seu curso:

Engenharia Agronômica

Direito

Enfermagem

Medicina Veterinária

Sistemas de Informação

Imprimir

FORME FÁCIL – CRÉDITO ESTUDANTIL DA FE

AddThis Social Bookmark Button

banner-forme-facil2

Conte com uma ótima condição de sua própria faculdade, nós da FE-Fundação Educacional de Ituverava sabemos do desafio para quem pretende concluir um curso superior, e que muitas vezes o aperto econômico pode adiar um pouco os planos, por isso, para ajudar nossos estudantes, estamos lançando o FORME FÁCIL – Crédito Estudantil da Fundação Educacional de Ituverava.

Com o FORME FÁCIL o nosso estudante pode prorrogar até 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade do curso escolhido. Assim, durante o período de estudos, o valor pago mensalmente fica mais leve, pagando posteriormente o valor atualizado vigente ao final do prazo de conclusão do curso.

O FORME FÁCIL é para o estudante que já está matriculado ou vai se matricular em um dos cursos superiores integrantes na mantenedora FE, que não tenha concluído nenhum curso superior e com renda familiar bruta familiar de até quatro salários mínimos. O estudante não pode ser beneficiado por bolsas de estudo e descontos concedido pela Fundação Educacional de Ituverava.

Além de preencher todos os requisitos deverá apresentar a documentação (acesse aqui para ver documentos exigidos) e estar em dia com as mensalidades.

Vale lembrar que Forme Fácil “crédito estudantil” não é financiamento e nem bolsa de estudos. Essa uma condição imperdível para quem não pode arcar com o valor integral das mensalidades no momento em que cursa a faculdade. Assim, no futuro, com a melhora de renda, e já sendo um profissional poderá pagar tranquilamente o credito estudantil que foi lhe concedido.

Entre em contato com a Central de Atendimento da Fundação Educacional de Ituverava e tire suas dúvidas: (16) 3729-9000.

Veja Também

Prev Next