Imprimir

Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos

AddThis Social Bookmark Button

Curso registrado no CREA/SP

Matrículas Abertas !

Apresentação

O Georreferenciamento de Imóveis rurais é um instrumento jurídico criado pela lei 10.267/01, que altera a forma de registro de imóveis junto aos cartórios sob a chancela do INCRA. Com a aprovação desta lei, Lei 10267/2001, surgem novas perspectivas de trabalho e atuação para os profissionais envolvidos com as atividades de posicionamento, que é o Georreferenciamento de Imóveis Rurais. No entanto, em razão da limitada habilitação de profissionais diante da complexidade envolvida nas atividades de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, e também urbanos, associado com o surgimento de novas tecnologias, estes profissionais deverão ser capacitados e/ou aperfeiçoados por meio de um curso de 360 horas de acordo com a PL-2087/2004, que permitirá o seu credenciamento junto ao INCRA.
Este credenciamento constitui o instrumento legal que permite ao Profissional, apto a realizar tal curso, a execução do Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos. Neste contexto, o Curso de Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos, promovido pela FAFRAM/FE , justifica-se pelo fato desta instituição ter formado até o ano de 2006 cerca de 675 Engenheiro Agrônomos, que se quiserem trabalhar com atividades de Georreferenciamento precisam se capacitar (exigência legal do governo federal em face da lei 10267/2001). Além disso, tem-se outras justificativas, que é: a- a lei 10267/2001 criou naturalmente uma alta demanda de profissionais capacitados para a execução de Georreferenciamento de Imóveis Rurais que também poderão ser capacitados pela FAFRAM/FE, a fim de se credenciarem junto ao INCRA.

1. Objetivos

  • Transferência de conhecimento técnico sobre Geodésia e Topografia aplicada ao Georreferenciamento, Cartografia, Sistemas de Referência, Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Ajustamento, visando à capacitação e a atualização de profissionais que pretendem se cadastrar junto ao INCRA para a execução deste tipo de levantamento, conforme a PL-2087/2004, e atender à Lei Federal número 10.267, de 2001, que trata do CNIR, a ser gerenciado em conjunto pelo INCRA e Secretaria da Receita Federal.
  • Capacitar e habilitar profissionais para a utilização das mais modernas tecnologias de Geoprocessamento, como Sistemas de Informações Geográficas (GIS) e técnicas de cartografia, sensoriamento remoto e de gestão urbana e rural.
  •  Ampliar as perspectivas na carreia profissional, habilitando para o mercado profissional
  • Habilitar o profissional para planejamento e coordenação de projetos e estudos,  como forma de melhorar a qualidade de vida do ser humano.
  •  Implementar aplicações dirigidas à gestão de geoinformação urbana e rural.
  •  Ampliar as perspectivas na carreira profissional, habilitando para o mercado de trabalho.

2. Publico Alvo

São elegíveis de participar do curso todos os profissionais das modalidades listadas no item VI da Decisão PL-2087/2.004 - CONFEA/CREA: Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro de Geodésia e Cartografia, Engenheiro Geógrafo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Fortificação e Construção, Engenheiro Florestal, Engenheiro Geólogo, Engenheiro de Minas, Engenheiro de Petróleo, Arquiteto e Urbanista, Engenheiro de Operação nas especialidades Estradas e Civil, Engenheiro Agrícola, Geólogo, Geógrafo. Também, tal curso se destina aos demais profissionais de nível superior de áreas correlatas que queiram adquirir novos conhecimentos.

3. Conteúdo Programático

O curso esta organizado por disciplinas, conforme grade curricular apresentada a seguir, e pela elaboração do trabalho de conclusão de curso na foram de monografia ou artigo.

 

Disciplinas

Carga Horária
(em horas)

1. Noções de Geoprocessamento

9

2. Topografia Aplicada ao Georreferenciamento

76

3. Cartografia

24

4 Projeções Cartográficas

48

5. Geodésia

24

6. Sistemas de Referência

42

7. Ajustamento de Observações

48

7.1. Informática e Revisão de Estatística

12

7.2. Métodos de Ajustamento de Observação

36

8. Métodos e Medidas de Posicionamento

72

9. Práticas de Posicionamento Geodésico e Elaboração de Documentos Técnicos

72

10. Legislação Aplicada ao Georreferenciamento,  Cadastro Rural e Registro de Imóveis

24

11. Sensoriamento Remoto aplicado ao Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos

18

12. Metodologia do Trabalho Científico

12

13. Didática do Ensino Superior

12

Sub-Total I

481

Pesquisa Aplicada

70

Este módulo inclui o desenvolvimento do Trabalho Final de Conclusão de Curso de Pós-graduação na forma de artigo científico. Após o término dos módulos, o acadêmico terá um prazo de 6(seis) meses para entregar o Trabalho final de Curso de Pós-graduação, aprovado com a nota mínima  de 7 (sete).

 

Sub-Total II

70

Total Geral ( Sub-total I + Sub-total II)

551

Caso haja necessidade, a FAFRAM/FE poderá alterar o  conteúdo Programático para o bom desenvolvimento do Curso.

4. Metodologia

O Método de ensino é baseado em:

- Aulas expositivas- dialogadas, através de uso de recursos instrumentais variados como: data-show, vídeos, retro-projetores, computadores, entre outros.

- Seminários, exercícios individuais e em grupos supervisionados; estudos de caso, enquête, visitas técnicas, elaboração de situações-problemas, e atividades práticas que exemplifiquem estratégias trabalhadas durante a abordagem dos conteúdos das disciplinas, entre outras.

- Também, serão aplicadas técnicas de ensino auxiliar como, seminários; trabalhos em grupo; pesquisas na rede mundial de computadores; dinâmica de grupo; elaboração de situações-problema; estudos de caso; estudo dirigido; exercícios supervisionados, atividades complementares, entre outras, visando promover a troca de experiências entre os participantes e professores.

5. Duração do Curso, Carga horária e Periodicidade das aulas

51. Duração do Curso: O curso terá duração de 15 a 18 meses letivos.
5.2. Carga Horária Total: A carga horária do curso é de 551 (quinhentas e cinqüenta e uma) horas, assim divididas:
a) 481 (quatrocentas e oitenta e uma) horas obrigatórias em atividades desenvolvidas pelas disciplinas do curso, como: aulas presenciais expositivas e dialogadas, aulas teórico-práticas, exercícios supervisionados, seminários, estudos de casos, participação de leituras de textos, visitas técnicas e atividades práticas. O tempo de aplicação de provas e elaboração de trabalhos acadêmicos com supervisão docência conta como carga horária obrigatória.
b) 70 (setenta)  horas para a realização do trabalho de conclusão do curso de pós-graduação (TCCPG), na forma de artigo  ou monografia.
5.3. Periodicidade das aulas: semanas alternadas (2 a 3 vezes ao mês) aos sábados a partir das 8 horas  e das 13horas e  30 minutos, e às sextas-feiras a partir das 19 horas , de um modo geral e em média, conforme a ocorrência de feriados.
Observação: Poderá ser oferecido no Sistema intensivo (forma condensada) com duração de 3 a 4 meses para integralização da parte teórica e 4 a 6  meses para integralização da monografia. Neste caso, as aulas serão ministradas de segunda-feira a sábado a partir das 8hs, com possibilidade de utilização do horário noturno.

6. Freqüência e Regime de Aprovação

Freqüência: 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência em cada disciplina
Aprovação: Para ser aprovado, além da freqüência mínima, o aluno deverá alcançar o conceito final C, que representa a média 7(sete) em cada disciplina e ser aprovado no Trabalho Final de Curso de Pós-Graduação.

7. Certificado de conclusão do curso

O acadêmico aprovado receberá, no final do curso, o certificado de Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Imóveis Urbanos, de acordo com a Resolução CNE/CES n.º 01 de 03/04/2001 e Resolução CNE/CES n° 01, de 8 de junho de 2007.
Observação:
Não fará jus ao certificado o acadêmico que se enquadrar em qualquer um dos casos abaixo relacionado:

  1. Ter freqüência inferior a 75%, em qualquer das disciplinas.
  2.  Não obtiver em qualquer das disciplinas a nota mínima 7,0 (ou seja o conceito C), ou ser reprovado no trabalho de conclusão de curso.

8. Seleção

A seleção será feita com base no currículo, levando em consideração, principalmente, a formação acadêmica e atividade profissional. O candidato selecionado deverá confirmar sua matrícula na Seção de Pós- graduação da FAFRAM/FE.

9. Número de Vagas

O número de vagas oferecido, por turma, é de no máximo 50 (cinqüenta), e a realização do curso está condicionado ao preenchimento do número mínimo de vagas, que é de 20 (vinte)

10. Investimento e Taxa de Matrícula

10.1. Inscrição: A taxa é de R$60,00 (sessenta reais) a ser paga no ato da inscrição.  O valor da Taxa pode ser depositada na conta corrente da Fundação Educacional de Ituverava- Congresso FEI: c.c. 13.002152-3 Ag. 0050, Santander (Ituverava/SP). Cópia do depósito deverá ser enviada para a Secretária da Pós-graduação da FAFRAM/FE.
10.2. Investimento: Para obter maiores informações em relação ao investimento e condições de pagamento deste curso, favor consultar a secretaria da FAFRAM/FE (telefones: 16-3729 9060 ou 16-3729 9071).

Os cursos de Pós-graduação da FAFRAM/FE possuem excelente relação custo-benefício.

Observações:
Há desconto nas mensalidades para ex-alunos das Mantidas da Fundação Educacional de Ituverava (FFCL/FE e FAFRAM/FE) e Associados de Empresas ou Instituições conveniadas.
O valor do curso não inclui outros gastos que eventualmente o aluno poderá vir a ter.

11. Documentos necessários para Inscrição/Matricula

  1. Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada.
  2.  Fotocópia do diploma de graduação (frente e verso), ou declaração da Faculdade com data da colação de grau. O candidato que estiver cursando o último ciclo, deverá apresentar declaração da Instituição ( no início das aulas o candidato deverá apresentar a Fotocópia do diploma de graduação ou declaração da Faculdade com a data da colação de grau, pois caso contrário será desligado do curso).
  3.  Declarações de compromissos (Anexos 1 e 2 da Ficha de Matricula)
  4. Fotocópia da certidão de casamento ou nascimento.
  5. Fotocópia do Histórico escolar do curso superior.
  6. Duas fotos 3x4 recentes.
  7. Fotocópia do CPF, RG e do Título de Eleitor.
  8. Fotocópia do pagamento da taxa de inscrição.
  9. Curriculum vitae atualizado e documentado.
  10. Cópia do documento de serviço militar (somente para homens).
  11. Contrato de prestação de serviços educacionais (2 vias), a ser assinado no primeiro dia de aula.
  12. Para concluintes de ensino médio: cópia do certificado de conclusão e do histórico escolar.
  13. Para os concluintes de curso técnico: cópia do diploma e do histórico escolar

Observações:
1- Toda a documentação acima deve ser entregue na secretaria da Pós-graduação da FAFRAM/FE no ato da matrícula.
2- Todos os documentos devem estar autenticados em cartório ou acompanhados do original para autenticação na secretaria da Fundação.

12. Inscrição

A Ficha de inscrição poderá ser obtida abaixo:

 

A inscrição poderá ser feita:

 

    1. Presencialmente, na secretária da FAFRAM/FE, localizada à Rodovia Jerônimo Nunes Macedo, Km 01 Zona Rural,Ituverava-SP, Brasil. CEP= 14500-000.
    2. Por sedex: Juntar toda a documentação solicitada e postar nos Correios para a Secção de Pós-graduação da FAFRAM/FE.

 Endereço:

 Coordenação do Programa de Pós-graduação da FAFRAM/FE
A/C da Seção de Pós-graduação da Faculdade Dr. Francisco Maeda/FE
Rodovia Jerônimo Nunes Macedo km 01
 14500-000 Ituverava-SP, Brasil

13. Início das aulas do curso

A data de início será comunicada por e-mail ou telefone, portanto, a ficha de matricula deve ser preenchida com letra legível.

14. Corpo Docente

O corpo docente é constituído de doutores, mestres e especialistas, oriundos da FAFRAM/FE, de outras Instituições de ensino e pesquisa e de Empresas, com sólida experiência em docência e pesquisa e que além da formação acadêmica, possuem renomada experiência e atuação no mercado.

15. Local de realização

Será realizado nas instalações do Campus II da FE- FAFRAM-Faculdade Dr. Francisco Maeda/FE: Rodovia Jerônimo Nunes Macedo km 01, Ituverava-SP, Brasil, CEP= 14500-000, ou em locais a serem estipulados pela proponente, para o bom andamento do Curso.

16. Coordenação

Do programa de Pós-graduação da FAFRAM/FE: Dra. Maria Amalia Brunini
Do Curso: Vinicius Antônio Maciel Júnior e Elifas Valim Neto

16. Matrícula em Disciplinas Isoladas

Qualquer interessado, desde que possua curso superior, poderá se matricular em disciplinas ofertadas pela FAFRAM/FE em seus cursos de especialização, mesmo sem a prévia seleção ocorrida no início dos cursos e sem o compromisso de complementar a grade curricular dos mesmos. podendo cada interessado cursar no máximo 50% das disciplinas ofertadas por curso. Será considerada matrícula em disciplina isolada.
A solicitação de matrícula em disciplina isolada deve ser feita, mediante requerimento, à Coordenação Geral da Pós-Graduação Lato Sensu, no prazo mínimo de cinco dias antes do início da disciplina: mediante a apresentação da documentação abaixo:

  •  Formulário de solicitação de matricula e seus anexos, devidamente assinada e rubricada.
  • Cópia dos documentos pessoais: RG, CPF e Título de Eleitor.
  • Cópia do Diploma do Curso Superior com o respectivo Histórico escolar.

O investimento por disciplina será proporcional ao valor total do Curso (sem desconto) e o pagamento deverá ser efetuado no ato da matrícula ou antes do oferecimento da mesma
Será expedida declaração ao aluno que obtiver conceito igual ou superior a “C”, ou seja, nota igual ou superior a sete, e freqüência igual ou superior a 75% na disciplina em que estiver matriculado.
Cálculo do valor da disciplina: valor total do curso sem desconto dividido pelo número de disciplinas

17. Informações:

  1. Pessoalmente na secretária da FAFRAM/FE, localizada à Rodovia Jerônimo Nunes Macedo, Km 01 Zona Rural,Ituverava-SP, Brasil. CEP= 14500-000.
  2. Pelo do telefone: 0 XX (16) 3729 9060 ou 0 XX (16) 3729 9071 ou 0 XX (16) 3729 9000, das 8h às 11h30 e das 13h30 min às 16h30 min e das 19h30 min às 22h.
  3.   Pelo e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

18. Observações Gerais

1. A Coordenação de Pós-Graduação da FAFRAM/FE reserva-se o direito de não oferecer o curso em que não houver um número mínimo de inscritos. Nesse caso, valores já pagos serão reembolsados.
2. Toda inscrição deve ser, OBRIGATORIAMENTE, confirmada na secretaria da FAFRAM/FE, com a apresentação da documentação exigida e do comprovante de pagamento da inscrição.

Veja Também

Prev Next